Eutelsat leva banda larga aos voos na região da Ásia-Pacífico
Opiniao

Eutelsat leva banda larga aos voos na região da Ásia-Pacífico

A Eutelsat fechou uma parceria com a UnicomAirNet para fornecer serviços de conectividade em voos para passageiros da aviação civil, em uma área que se estende da costa oeste da América do Norte à Ásia e Austrália. Esse é o mercado de aviação mais movimentado do mundo. Esse contrato é o primeiro resultado tangível do Memorando de Entendimento assinado entre a Eutelsat e a China Unicom.
A UnicomAirNet foi criada em 2017 como uma unidade de rede de banda larga da China Unicom em parceria com a Hangmei Chinese Wi-Fi, provedor de conteúdo para trens e frotas de ônibus. A empresa tem por objetivo oferecer serviços de conectividade em voo para as companhias aéreas comerciais chinesas.
A partir de 2019, a UnicomAirNet vai alugar a capacidade útil remanescente do satélite EUTELSAT 172B, para aprimorar os serviços de conectividade em voo em uma área que se estende da costa oeste da América do Norte à Ásia e Austrália.
O acordo é fruto do Memorando de Entendimento entre a China Unicom e Eutelsat, assinado durante a visita de estado do presidente francês Emmanuel Macron à China em janeiro deste ano. O Memorando atende o mercado de comunicações por satélite na Ásia-Pacífico, no âmbito da iniciativa “Cinto e Estrada”, um ambicioso projeto de infraestrutura chinês que pretende melhorar a conectividade entre os países da região.
O satélite EUTELSAT 172B foi lançado em junho de 2017 a bordo do foguete Ariane 5. Construído pela Airbus, o EUTELSAT 172B é o primeiro satélite europeu totalmente elétrico. Otimizado para conectividade em voo, sua carga útil de alto rendimento possui 11 “spot beams”, o que aumenta a sua eficiência energética nas rotas aéreas de alto tráfego na região Ásia-Pacífico.