Excelente artigo sobre o Telescópio Espacial Hubble da NASA
Opiniao

Excelente artigo sobre o Telescópio Espacial Hubble da NASA

Traduzi um artigo da NASA sobre o Telescópio Espacial Hubble, que completar 30 anos no espaço no próximo dia 24 de abril. Achei o texto magnífico, como explicação didática e acessível. Ei-lo:
“Do alvorecer da Humanidade até há apenas 400 anos, tudo que sabíamos sobre o nosso Universo era resultado de observações a olho nu. Foi, então, Galileu apontou seu telescópio para os céus em 1610. Era como um despertar do mundo.
Saturno, aprendemos, tinha anéis. Júpiter tinha várias luas. Essa faixa nebulosa chamada Via Láctea, que cruza o centro do céu, não era – como parecia – uma nuvem, mas uma coleção de incontáveis estrelas. Poucos anos depois, nossa noção do que era o mundo natural seria mudada para sempre. Seguiu-se rapidamente uma revolução científica e social.
Nos séculos que se seguiram, os telescópios cresceram em tamanho e complexidade. E, claro, em poder. Eles foram colocados longe das luzes da cidade e o mais acima possível da névoa da atmosfera. Edwin Hubble, em homenagem a quem o Telescópio Hubble ganhou esse nome, usou o maior telescópio de sua época na década de 1920, no Observatório Mt. Wilson perto de Pasadena, na Califórnia, para descobrir galáxias além da nossa.
Como um observatório no espaço há quase 3 décadas, o Hubble é o primeiro telescópio óptico a ser colocado no espaço, o topo de uma montanha. Acima da distorção da atmosfera, muito acima das nuvens de chuva e da poluição luminosa, o Hubble tem uma visão livre e desobstruída do Universo. Os cientistas têm usado o Hubble para observar as estrelas e galáxias mais distantes, bem como os planetas do nosso sistema solar.
O lançamento e a implantação em órbita terrestre do Hubble em abril de 1990 marcaram o avanço mais significativo na astronomia desde o telescópio de Galileu. Graças a cinco missões de serviço e mais de 25 anos de operação, nossa visão do Universo e nosso lugar dentro dele nunca mais foi a mesma.