Externato Santo Antonio celebra 91 anos em São Caetano
Educação

Externato Santo Antonio celebra 91 anos em São Caetano

  O Colégio Externato Santo Antonio comemorou 91 anos de existência e presença em São Caetano, sempre presente na cidade, primeiramente em um prédio doado no centro da cidade; depois, em 1956, instalado no endereço atual da cidade, após o crescimento do número de matriculados. Além desta data, outras também são comemoradas pelo grupo, os 185 anos da fundação da Congregação das Irmãs da Providência, 95 anos da presença das Irmãs no Brasil, bem como a festa do dia do fundador: São Luís Scrosoppi, celebrado no dia 05 de outubro, desde a sua canonização em 2001. A tradição do Externato Santo Antonio se alia aos novos desafios educacionais, sem perder sua identidade.

   Desde a fundação da Congregação, segundo a irmã Maria da Pastoral, a primeira preocupação sempre foi a formação integral do aluno. “Acreditamos que a pessoa se torna integra quando os diversos aspectos de sua personalidade são desenvolvidos: intelectual, moral e espiritual. Pois, só assim podem ser autônomas, fazerem escolhas livres e buscarem sempre o bem, o belo e o verdadeiro, para si e para o próximo. Educar para nós é acima de tudo, transmitir os valores do Evangelho de Jesus Cristo e, por meio dele, formar protagonistas de sua própria história e contribuir para uma sociedade mais justa e fraterna”, diz.

    Irmã Maria explica a importância da Congregação das Irmãs da Providência para o Externato: “A Congregação das Irmãs da Providência foi fundada por São Luís Scrosoppi no ano de 1837, eram nove mulheres que responderam com coragem às necessidades de seu tempo com uma confiança inabalável na Providência de Deus. Chegaram ao Brasil em 1927 na cidade de Tietê, e somente em 1931 chegaram a cidade de São Caetano. Fundaram o colégio para atender à necessidade educativa dos filhos de operários da cidade. Instalaram-se em um prédio doado localizado na rua São Caetano, bem no centro da cidade. Esta escola é importante também para a história da cidade, já que se trata do primeiro trabalho de educação infantil”, afirma.

   Para manter a qualidade de ensino após 91 anos, o Externato Santo Antonio se mantém atento aos novos desafios educacionais e às propostas inovadoras e conta com uma equipe de profissionais extremamente capacitados e especializados nas mais diversas metodologias educacionais, unindo educação e tradição. O Externato tem diversas histórias de famílias, que há gerações confiaram a educação de seus filhos, netos e bisnetos às Irmãs da Providência.