Falar bem
Opiniao

Falar bem

Falar bem, significa expressar-se com clareza e propriedade, é quase uma obrigação e sem dúvida uma necessidade no convívio social, profissional e até na intimidade doméstica. Uma das grandes falhas – atualmente – do ensino básico é a falta acentuada de exposição oral. Outrora no antigo ensino primário, fazia parte da didátiva a fala do aluno, descrevendo quadros com vários temas, lendo em voz alta para a classe, provas e exames orais, decoração de poesias, trechos de prosa e peque nos discursos.
Falar bem e escrever bem são  assuntos correlatos e psicólogos da atualidade dizem que ambas práticas ensinam a pensar bem. Em qualquer profissão ou atividades é indispensável uma razoável expressão verbal. Em nível mais elevado quando se fala a uma platéia ou reunião, com o objetivo de transmitir uma disertação, um tema ou uma opinião, pois alguns pressupostos se fazem recomendáveis, por especialistas, como por exemplo: Anuncie o que vai falar, fale e conte sobre o que falou. Ao  anunciar qual é o assunto que irá abordar, a platéia acompanhará seu raciocínio  sem dificuldades, porque já saberá aonde deseja chegar. Em seguida transmita a mensagem, sempre procurando facilitar o entendimento dos ouvintes. Assim, se deseja apresentar a solução para um problema, diga antes qual é o problema. Se pretende falar de uma informação nova, atual, relate primeiro como tudo ocorreu no passado até que a novidade pudesse surgir. E usar toda argumentação disponível: exemplos, comparações, estatísticas, pesquisas, estudos técnico e científicos, etc. E se eventualmente perceber algum tipo de resistência por parte dos ouvintes deverá defender os argumentos refutando essas objeções. Finalmente, diga qual foi o  assunto abordado, para que a platéia possa guardar melhor a mensagem principal.
Saiba o máximo que puder sobre o conteúdo para que sobre matéria, isto é, se tiver de falar 15 minutos saiba o suficiente para falar pelo menos 30 minutos. Além de se preparar sobre o conteúdo treine também a forma de exposição. Exercite-se sozinho na frente do espelho, ou, se tiver condições, diante de uma câmera de vídeo. Embora esse treinamento de fluência e ritmo à apresentação, de maneira geral, não dá naturalidade. Para que a fala atinja bom nível de espontaneidade reúna um grupo de amigos, familiares, ou colegas de trabalho, ou de classe, e converse bastante sobre o assunto que irá expor.
Se conseguir falar de maneira semelhantes na frente da platéia será uma sucesso.

Nelson Zanotti é professor emérito da Fundação Santo André, Sítio de Tangarás.