Festival em São Paulo reúne multidões em clima olímpico
Cultura & Lazer

Festival em São Paulo reúne multidões em clima olímpico

Público poderá assistir aos jogos, praticar esportes olímpicos, comer comida de diversos países e ainda curtir grandes nomes da música brasileira

Público poderá curtir mais de 12h de atrações diárias com clínicas esportivas, além de acompanhar a transmissão oficial das competições e desfrutar de uma ampla variedade gastronômica

São os Jogos Olímpicos de Paris em São Paulo. Quem quiser vivenciar o clima olímpico, circular pela Vila Olímpica, assistir aos jogos, cruzar com atletas e ex-atletas, comer comida de diversos países, praticar esportes olímpicos e ainda curtir grandes nomes da música brasileira, pode ir ao Festival Olímpico Parque Time Brasil, no Parque Villa Lobos, em São Paulo.

Até este domingo (11), o público poderá curtir mais de 12h de atrações diárias com clínicas esportivas, além de acompanhar a transmissão oficial das competições e desfrutar de uma ampla variedade gastronômica, com renomados restaurantes.

Daniel Azevedo, CEO da Deponto Agência, empresa produtora do evento, comenta que a ideia do projeto foi aproximar o brasileiro dos Jogos Olímpicos.

“Tivemos essa ideia anos atrás, conversando com o Comitê Olímpico Brasileiro, que fez um chamamento público na época para ver quais as melhores ideias que tinham no mercado. Foram chamadas as principais agências do Brasil. E nós tivemos a ideia de fazer no próprio parque Villa Lobos uma ‘fanfest’, um festival olímpico. Idealizamos e o COB comprou a ideia e fomos executar com o objetivo de trazer as Olimpíadas para mais próximo do público brasileiro”, revela Daniel.

Daniel Azevedo, CEO da Deponto Agência, empresa produtora do evento

O público pode jogar basquete com a medalhista olímpica Janeth Arcain, aprender a surfar, andar de skate, escalar, remar, praticar esgrima, salto com vara, entre outros esportes. Grande nomes do esporte já passaram pelo evento como Ricardo Prado e Xuxa (Natação), Fofão (Vôlei de quadra), Ryan Kainalo Miranda (Surf) e Kaillany Valentim (Judô).  “Todas as atrações são gratuitas, quando é cobrado, aos finais de semana, nos períodos de shows, são valores muito pequenos. Temos ingressos a partir de R$ 20. De fato, a ideia é democratizar e contamos com o COB e diversos patrocinadores para fazer tudo isso acontecer”, afirma.

No último sábado (03), Seu Jorge reuniu multidões no gramado do parque. Ao som de “Burguesinha” e outros grandes sucessos, o público cantou e dançou. Daniel comenta que o evento gerou mais de 600 empregos diretos e impactou mais de 1,5 milhão de pessoas. Neste sábado (10), haverá show de Jota Quest e, no domingo (11), Alexandre Pires se apresenta no Festival.

Outra grande atração programada para o final de semana será a presença de alguns medalhistas olímpicos que acabaram de participar dos Jogos em Paris. Na próxima sexta (9), as medalhistas da Ginástica Artística, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares e Lorrane Oliveira estarão no local. Atletas do Judô também devem comparecer ao evento.

Além das diversas opções de lazer e gastronomia, outro ponto forte do evento, além da organização, é a questão da sustentabilidade. Daniel comenta que o assunto foi tratado com prioridade durante a elaboração do projeto. “Priorizamos desde a concepção do projeto, para que ele fosse sustentável. Visamos ter o reaproveitamento dos copos e de vários outros lixos. Todas as latas de bebidas são enviadas para a reciclagem e também o projeto está incluído nas diretrizes do COI de neutralizar as emissões de carbono”, comenta.

Próximos passos – O evento, que caiu na graça dos paulistanos, deverá ser ampliado. Daniel comenta que o projeto foi apresentado ao COI, que solicitou a apresentação a mais de 200 comitês olímpicos do mundo. “Então, é um projeto que foi criado no Brasil, idealizado aqui, que o COI abraçou e possivelmente, nas próximas Olimpíadas, vai ter em diversos países do mundo, algo que nasceu aqui no Brasil, de uma ideia criada em conjunto com o COB”, afirma.