Fiesp homenageia Academia Paulista de Letras
Social (Gente & Fatos)

Fiesp homenageia Academia Paulista de Letras

O presidente da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Josué Christiano Gomes da Silva, demonstrou grande apreço à intelectualidade bandeirante, ao oferecer almoço aos integrantes da Academia Paulista de Letras, em 29 de setembro.
Existe uma vinculação muito estreita entre a Casa de Cultura por excelência de São Paulo, fundada há 113 anos, e a FIESP. Desde a presença de Roberto Simonsen, paradigma do empresário que praticava a responsabilidade social muito antes dessa ideia ganhar corpo, até a participação de muitos “imortais” da APL nos Conselhos que atuam junto à FIESP.
O presidente Josué deu as boas-vindas aos presentes e em seguida o presidente da APL, José Renato Nalini, agradeceu a recepção e reafirmou os laços de convivência profícua entre as duas entidades, a evidenciar também a possibilidade de estreitamento nessas relações. O presidente Josué ainda foi muito cumprimentado por sua postura pioneira à frente da FIESP, sua abertura para todas as discussões pertinentes ao desenvolvimento paulista, não apenas a questão industrial e solicitou aos acadêmicos se manifestassem a respeito das propostas de pacificação da sociedade após o pleito eleitoral que ocorreria no fim de semana.
Diversas sugestões foram oferecidas pelo professor José Goldemberg, que foi ministro da República e reitor da USP, uma das autoridades brasileiras mais prestigiadas no exterior, pelo ex-ministro Celso Lafer, pelo jurista Ives Gandra da Silva Martins, presidente emérito da APL, assim como por dois outros presidentes eméritos, Antonio Penteado Mendonça e Gabriel Chalita, por José de Souza Martins e Raul Cutait, além de Maria Adelaide Amaral. Ao encerramento, usou da palavra o acadêmico e ex-presidente da República Michel Temer. A esse encontro se fez presente, pela primeira vez, o mais novo integrante da Academia Paulista de Letras, o compositor e poeta Tom Zé, eleito praticamente por unanimidade para a vaga dei-xada por Jô Soares.
Dom Fernando Antonio Figueiredo mereceu menção especial do presidente Josué, pois foi assíduo nas visitas ao vice-presidente José Gomes da Silva, quando permaneceu longo período internado em São Paulo. Dom Fernando também procedeu à benção que antecedeu o almoço. (por José Renato Nalini)