Filosofia de Gestão – II
ARY SILVEIRA BUENO

Filosofia de Gestão – II

Em outubro de 2.017 escrevi sobre o tema, após conhecer e aplaudir o destacado CEO e palestrante, Márcio Fernandes.

Na oportunidade escrevi: “Entendo que as modernas Soluções de Gestão, adequadas para os desafios operacionais de cunho téc­nico e para os de tecnologia da informação, são desafios à qualquer gestor, mas as ações que exigem Soluções ainda mais assertivas, são as de Gestão de Pessoas – Profissionais. A Gestão de Profissionais é a “cereja do bolo”, na busca de Gestão profissionalizada e humanizada, eficaz, assertiva, visando alcançar a tão sonhada efetividade. Ela é que leva de fato à Gestão sustentável e à perenidade, de qualquer entidade”. Saiba mais em http://www.aspr.com.br/filosofia-de-gestao/

Em recente webinar de 06/09 passado, so­bre sua Filosofia de Gestão, do qual partici­pei, Márcio Fernandes ao finalizar nos desafiou a lhe apresentar o que pensa­mos e praticamos de diferente, em ter­mos de Gestão, que esteja produzindo bons resultados.

Desafio por mim Aceito!

Objetivamente Márcio Fernandes quer sa­ber: Qual a nossa Filosofia de Gestão? Vindo dele é bela provocação e motiva­ção, para quem gosta de empreender, gerir e liderar.

Como Profissional de Contabilidade, bem casado com ela desde os 15 anos, faz bom tempo, afirmo que a ciência contábil está entre as principais ciências, quando e o quanto é colocada a serviço da Gestão de alta performance.

Ela tem mais de 6 mil anos de história e é provedora de padrões técnicos cada vez melhores, uniformes e consistentes, para se trabalhar: controladoria, orçamentos, cus­tos, tributação, finanças, análises econômi­cas, auditoria, perícia, avaliação de ativos e outras especializações.

Portanto é absolutamente recomendável que qualquer ação empreendedora, por menor e mais simples que seja, considere contar adequadamente com os recursos técnicos e teóricos da ciência contábil, para que ela tenha maior probabilidade de ser exitosa.

Em artigo que escrevi em 2.014, mencionei: “Resumimos liderança como sendo a ca­pacidade de influenciar pessoas para atingir determinado objetivo”.

No mesmo artigo, tratamos da difícil e relevante atividade, de uma Gestão moderna de Pessoas.

Falamos acima de ação empreendedora e como elemento primário para o êxito, fazer-se o uso do recurso da ciência contábil.

Isso tudo para concluir, que Diferente e Inovadora Filosofia de Gestão, passa pela capacidade do Líder e Gestor, nos diferentes níveis hierárquicos, de se obter a confiança e o engajamento dos liderados para os propósitos corporativos, comuns e coleti­vos.

Concluindo

Márcio Fernandes enfatizou no Desafio dado: Quero exemplo! Cito o Rotary Club de Santo André – RCSA, à quem elaboramos o seu Planejamento Estratégico. Este Clube administra quatro grandes entidades beneficentes, entre elas a APAE de Santo André e carecia do trabalho. A Filosofia de Gestão do Clube às suas entidades foi devidamente ex­plicitada e definido o seu Programa Perma­nente de Planejamento Estratégico – PPPE.

Boa Filosofia de Gestão é aquela através da qual o Líder / Gestor, deixa o seu Legado? Não somente isso; pode e deve ir além.

Mas se Não, o que mais então pode ele deixar? Resumo em duas frases:

– Filosofia de Gestão Validada – FGV, é aquela em que faz a pessoa liderada trans­formada.

– Filosofia de Gestão Validade – FGV, é aque­la em que a pessoa liderada também deixa o seu legado, sendo multiplicadora.

Em Tempo: Cabe citar o livro do expoente filósofo, Mário Sérgio Cortella: Qual é a tua Obra? Recomendo a sua leitura; muito bom!