FMABC recebe visita de representantes do Ministério da Saúde do Quebec
Saúde

FMABC recebe visita de representantes do Ministério da Saúde do Quebec

O Centro Universitário FMABC recebeu, na última semana, a visita de representantes do Ministério da Saúde e Serviços Sociais da província do Quebec, localizada no Canadá. O encontro também contou com a participação de profissionais do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) e teve como objetivo definir cooperações entre as respectivas entidades.

A FMABC foi a instituição de ensino escolhida para mostrar como funciona a formação de profissionais de saúde no Brasil, com foco especial no ensino da enfermagem. Além do Centro Universitário, a comitiva internacional também visitou a sede do Coren e equipamentos de saúde da região, como o Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André.

A delegação do Quebec esteve representada por Julie-Anne Rivard, diretora de mobilidade do ministério da saúde e serviços sociais de Québec; Silvie Latullipe, diretora de coordenação e abordagem digital; Hércules Kuster, encarregado da promoção e prospecção no escritório de Québec em São Paulo, e Andrea Urra e Indiana Orjuela, consultoras de recrutamento internacional.

Já o Centro Universitário teve como representantes no encontro o vice-reitor Fernando Fonseca; o pró-reitor administrativo e financeiro, Luis Ricardo Strabelli; a pró-reitora de extensão, Vânia Barbosa do Nascimento; e as professoras da disciplina de enfermagem Ana Paula Guarnieri e Isabel Cristine Fernandes.

“O encontro foi importante e muito produtivo. Iniciamos tratativas para parcerias envolvendo troca de experiências entre profissionais do Brasil e do Canadá, e ajudar a equipe do Ministério de Saúde do Quebec a entender um pouco sobre como funciona o SUS”, explicou Ana Paula Guarnieri, intermediadora da visita.

“A comitiva destacou vários pontos positivos, como o fato de termos um ambulatório dentro do campus da FMABC”, conta Guarnieri. “É uma oportunidade muito importante para nós, como Centro Universitário, expandirmos nossa internacionalização”, conclui.