Fnac busca sócio investidor para se manter no Brasil
Negócios

Fnac busca sócio investidor para se manter no Brasil

 

Presente no Brasil desde o fim dos anos 1990, a francesa Fnac  analisa a possibilidade de vender uma parte da rede a um sócio investidor e manter a marca no país. Para isso, a empresa contratou o banco Société Générale, a fim de buscar um sócio e receber “royalties” pelo uso do nome Fnac. A varejista estuda também a possibilidade de vender o controle para fundos de “private equity”, ou um investidor estratégico. Os acionistas não consideram o Brasil um mercado estratégico para o crescimento, pois há grande queda nas vendas registradas desde 2015. Nos últimos anos, a rede perdeu a referência de ser algo inovador e a falta de um modelo mais definido de atuação no Brasil contribuiu para que as vendas caíssem. Segundo o consultor, Alberto Serretino, “a Fnac ficou no meio entre a Fast Shop e a Livraria Cultura. Acabou não sendo nem uma coisa nem outra. É um formato com lojas muito grandes, em que é difícil rentabilizar o metro quadrado”. A expectativa é que até o início de 2018 se defina o futuro da rede varejista no Brasil.