Força Expedicionária Brasileira: 48 anos em São Bernardo
AME Memórias de São Bernardo

Força Expedicionária Brasileira: 48 anos em São Bernardo

Fundação da ANVFEB/SBC em 30/10/75 com a presença do prefeito Geraldo Faria Rodrigues, do vereador Lenildo Magdalena e dos pracinhas veteranos: Alberto P. Feitosa e Orlando Gastaldo.

Dia 2 de julho p.p. fez 80 anos que o presidente Getúlio Vargas enviou os primeiros soldados e oficiais – a Força Expedicionária Brasileira – rumo à Itália, para lutar contra o nazifascismo, durante a 2° Guerra Mundial. Em 30.10.1975 foi fundada a Associação Nacional dos Veteranos da F.E.B – seção de São Bernardo e seu 1° presidente foi o veterano Alberto P. Feitosa e o vice veterano Orlando Gastaldo. A Associação tomou maior impulso com a participação do veterano Antônio Cruchaki, quando no ano de 1994, com o apoio do vereador Lenildo Magdalena, recebeu permissão de uso, do prefeito Walter Demarchi, de uma área na Av. das Rosas, no Jd. Maria Cecília, onde finalmente, construiu a Sede da ANVFEB/SBC. Também, por sua insistência, existe a Praça dos Expedicionários, na Av. Senador Vergueiro, onde foi erguido um monumento em homenagem aos combatentes da F.E.B. A atual presidente da ANVFEB/SBCé Ivone Cruchaki, filha do Sr. Cruchaki.Não vamos, nunca, deixar de lembrarmos os nossos queridos pracinhas. Trecho da Canção do Expedicionário: “VOCÊ SABE DE ONDE EU VENHO, EU VENHO DO MORRO DO ENGENHO, DAS TERRAS DOS CAFEZAIS…”

Tércio  A. Nelli – integrante da AME (Associação dos Amigos da Memória de São Bernardo)

O distintivo da FEB remete ao lema “A cobra está fumando!” – é uma referência ao que se dizia na época: “seria mais fácil uma cobra fumar, do que o Brasil participar da guerra.”

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário