Frank Sinatra – o cantor do século  XX (IX)
Quinta Avenida

Frank Sinatra – o cantor do século  XX (IX)

Também  como ator Sinatra, foi um craque. Estreou nas telas com Tommy Dorsey e sua orquestra, em “Las Vegas Nights” (Noites de rumba) em 1941, produção dos estúdios da Paramount. No ano seguinte, ainda com Dorsey, apareceu em “ShipAhoy” (Barulho àbordo), película filmada nos estúdios da Metro-Goldwyn-Mayer. Já na carreira solo, interpretou o standard “Night And Day” (Noite e Dia)em “ReveilleWith Beverly” (Acordar com Beverly) da

Columbia Pictures de 1943. A efetiva participação como ator dar-se-ia nesse mesmo anocom o filme “HigherAndHigher” (A Lua a Seu Alcance), em uma produção realizada nos estúdios da RKO-Radio Pictures. Em mais de 50 anos de atuação em Hollywood, representou os mais variados personagens; começou como era na vida real, um cantor. Depois, foi marinheiro, soldado, policial, gangster e

galã. Enfim, mostrou toda versatilidade de seu talento. No início foram comédias leves e agradáveis musicais, onde o jovem ator aparecia em tramas chamadas de “água com açúcar”. A primeira aparição marcante deu-se ao lado do ator e dançarino Gene Kelly em “Anchors Aweigh” (Marujos do Amor). Gene Kelly, um ás da dança e balé, ensinou todos os “truques” ao iniciante, nascendo a partir daí, sólida amizade entre eles. Sinatra mais tarde declararia que, como dançarino, tinha dois pés esquerdos, ou seja, não levava o menor jeito. Kelly, com paciência e dedicação, transformou-o em um razoável dançarino. Esse belo musical teve direção de George Sidney e foi rodado nos estúdios da Metro-Goldwyn-Mayer em 1945.

Como ator convidado e trajando impecável “summer”, soltou a voz no clássico “Ol´ Man River”, (O velho rio), na cinebiografia do compositor Jerome Kern “Till The Clouds RollBy” (Quando as nuvens passam) de 1946 na Metro. A dupla Sinatra-Kelly voltaria a se encontrar em 1949 em “Take Me Out To The Ball Game” (A bela ditadora), da Metro, com criativas e bem  coreografa- das danças. Direção confiada a um craque do gênero chamado Busby Berkeley. Considerado o melhor musical de Sinatra no cinema, “On The Town” (Um dia em New York) de 1949, teve direção de Gene Kelly e Stanley Donen. Importante nessa produção, é o aspecto inovador com filmagens “em locação” e os brilhantes bailados destacando a classe de Kelly.

Em “Guys And Dolls” (Eles e elas) de 1955, Sinatra contracena com Marlon Brandon e Jean Simmons. Transposição para o cinema do musical de grande sucesso na Broadway, escrito por Frank Loesser. Essa versão cinematográfica foi dirigida por Joseph Mankiewcz e filmada nos estúdios  da Metro.

Um filme que caiu no agrado do público, foi “Young At Heart”(Corações enamorados) de 1955, dos estúdios da Warner Brothers.  Aqui Sinatra formou par romântico com a graciosa cantora e atriz Doris Day, interpretando o inesquecível pianista Barney Sloan. Lindo filme com belas canções, incluindo a música-tema. Nessa época, tudo o que Sinatra filmava era sucesso. Assim,

“The Tender Trap” (Armadilha amorosa) que estrelou em seguida com Debbie Reynolds nos estúdios da Metro, transformou-se em campeão de bilheteria[RG1]  em todo mundo. E, o que dizer de “Pal Joey” (Meus dois carinhos) de 1957 com as atrizes Rita Hayworth e Kim Novak em produção da Columbia Pictures? Divertimento do começo ao fim.

A melhor fase de Frank Sinatra em Hollywood, começou em 1953 indo até 1957. Em quantidade e qualidade; doze filmes em cinco anos. Sucesso artístico e de bilheteria. Em 1953, a participação em “From Here To Eternity” (A um passo da eternidade) o consagraria definitivamente como ator dramático, atingindo seu ponto mais alto com a conquista do “Oscar” da Academia, por seu desempenho como ator coadjuvante, ao interpretar o soldado Angelo Maggio.

 [RG1]

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