Gestão dos custos da saúde em 2020
ARY SILVEIRA BUENO

Gestão dos custos da saúde em 2020

Em maio passado escrevi:
A gestão da saúde é requerida; que não tem preço, mas custa muito.
Os motivos para eu tratar do tema foram três:
• Permanente reajuste dos Planos de Saúde acima da inflação;
• Por ser o excesso de peso e a obesidade, o segundo fator de risco mais importante para a carga global de doenças, conforme ANS;
• Pela existência de novas soluções tecnológicas – App, que contribuem na predição/controle do peso e por consequência na qualidade de vida, pessoal e profissional.
Mencionei que estava chegando ao Brasil a plataforma holandesa Sinque, de monitoramento diferenciado do peso, que de forma amigável, com fácil usabilidade e por meio científico e elegante,  dá a tendência de peso futuro das pessoas. A sua implementação é facilmente aplicável aos funcionários das empresas e aos alunos/clientes das academias.
A plataforma – Sinque possibilita amigável participação de profissionais da saúde, como: personal trainner, nutricionista e/ou médicos. A tendência do peso futuro da pessoa para as próximas duas semanas, se dá pela projeção/predição, por meio do uso de inteligência artificial.
Disse em maio, que seria uma forma fácil e transformadora, na predição da tendência do peso. E é!
Na oportunidade decidimos implementar na ASPR, estabelecendo aliança com a plataforma Sinque.
Durante estes seis meses, registramos expressiva adesão espontânea da Sinque pelos nossos profissionais, com os resultados abaixo:
Embarcamos a Sinque em nosso  Programa de Saúde – ASPR COM VOCÊ, usando a plataforma também como uma intranet;
Efetivo aumento da motivação pelo uso diário da Sinque, resultando em mudança de comportamento de hábitos, como o de alimentação e de ida  à academia;
Melhoria até do clima organizacional com a perda de peso e a manutenção de peso ideal de vários deles;
Cruzamentos de dados, obtidos pelo uso da Sinque – monitoramento do peso, com os dados  muito valiosos, obtidos junto a nossa operadora de saúde.
Esse estudo comprova que os profissionais com excesso de peso, “brigam” mais com a sua prevenção da saúde/qualidade de vida, quando comparados com os que conseguem manter o seu peso mais próximo do ideal.
Valendo-se dos recursos da plataforma Sinque de relacionamento de Gestão para os profissionais de saúde, cruzando dados preciosos dos funcionários, com os seus dados de uso do Plano de Saúde, há muito que pode ser analisado e ser muito útil gerencialmente.
Os essenciais avanços na Gestão de Pessoas das empresas, passam pela prevenção da saúde e do programa de qualidade de vida e de bem melhor relação custo / benefício,  quando consideramos a maioria dos atuais programas de saúde.
É mais do que hora de se dar forte atenção, para a relevante relação de causa e efeito, oriunda de maior prevenção da saúde/qualidade de vida, com menos custos e melhores resultados.
É economia financeira na “veia” e ainda maior a satisfação dos funcionários/profissionais das empresas.
 
Feliz 2020!