Google, Facebook e Twitter: menos confiáveis
Opiniao

Google, Facebook e Twitter: menos confiáveis

18/01/14

Pesquisa realizada pela McCann revela que as pessoas estão se tornando mais conscientes que seus dados estão sendo usados por estas empresas. E isso está minando a confiança que eles têm com as empresas que gerenciasm dados, tais como Facebook, Twitter e Google. Questionados sobre quais empresas eles consideram ser a maior ameaça para o futuro da privacidade, 59% dos 1.100 entrevistados citaram o Facebook e 40% disseram que é o Twitter, de acordo com a pesquisa. Por outro lado, 32% apontaram o Google, quase o dobro dos 18% dos entrevistados, quando McCann realizou a mesma pesquisa em 2011.
“Não é necessário que as pessoas sintam o Google ou o Facebook fez nada de ruim com seus dados até o momento. É o que pode acontecer no futuro. É um medo nebuloso”, disse Laura Simpson, diretora global da McCann Truth Central, durante uma sessão sobre privacidade realizada pelo Ad Age e IPG em Las Vegas na última quarta-feira, 8.
Por outro lado, a Amazon está no topo da lista das empresas confiáveis, de acordo 73% dos consumidores. É interessante notar que a maioria dos entrevistados também confiam no Google, mas esse número caiu de 63% em 2011 para 53% em 2013.
A representante da Comissão Federal de Comércio, Julie Brill participou de um painel e fez algumas considerações sobre o tema: “Eu acho que precisamos elaborar uma legislação em torno da privacidade …. Nós realmente precisamos de uma legislação específica para a empresa que faz uso de dados”, disse ela. Assista o vídeo em inglês: Vídeo: http://bcove.me/pn696ssm

Ethevaldo Siqueira é jornalista especializado em telecomunicações e professor universitário, e-mail esiqueira@telequest.com.br