Google lança ferramenta para excluir dados do seu histórico de pesquisa
Opiniao

Google lança ferramenta para excluir dados do seu histórico de pesquisa

O Google disponibilizou a opção para definir os dados de pesquisa e localização para que desapareça automaticamente após um certo tempo. Todos nós devemos usá-lo, orienta Brian X. Chen do NYT.
No ano passado, você pode ter adorado ouvir em Beyoncé. Mas hoje em dia você gosta mais de Sting. Você também já passou por uma fase obcecada por flores, mas ultimamente começou a colecionar canetas esferográficas. Os gostos e interesses das pessoas mudam. Então, por que nossos históricos de dados do Google devem ser eternos?
Por anos, o Google mantém um registro de nossas pesquisas na Internet. A empresa acumula esses dados para nos criar perfis detalhados, o que ajuda a fazer recomendações personalizadas para o conteúdo, mas também permite que os profissionais de marketing nos segmentem melhor com anúncios. Embora existam ferramentas que podemos usar para limpar manualmente nossos históricos de pesquisa do Google, poucos de nós usamos esse recurso.
Por isso, recomendo que todos experimentemos as novas ferramentas de privacidade do Google. Em maio, a empresa introduziu uma opção que permite excluir automaticamente os dados relacionados às nossas pesquisas no Google, solicitações feitas com seu assistente virtual e nosso histórico de localização.
Na quarta (2), o Google seguiu expandindo a capacidade de exclusão automática para o YouTube. Nas próximas semanas, ele começará a implantar um novo modo privado para quando você estiver navegando no aplicativo Google Maps, o que pode ser útil se você estiver indo a algum lugar que deseja manter em segredo, como o consultório de um terapeuta.
Veja como usar as novas ferramentas de privacidade do Google
A maioria dos novos controles de privacidade do Google está em uma ferramenta da web chamada Minha atividade. (Aqui está o URL: myactivity.google.com)
Depois de acessar a ferramenta e clicar em Controles de atividade, você verá uma opção chamada Atividade na Web e de aplicativos. Clique em Gerenciar atividade e, em seguida, no botão abaixo do ícone do calendário. Aqui, você pode definir seu histórico de atividades em vários produtos do Google para apagar automaticamente após três meses ou após 18 meses. Esses dados incluem pesquisas feitas no Google.com.br, solicitações de voz feitas com o Assistente do Google, destinos pesquisados no Google Maps e pesquisas na loja de aplicativos do Google Play.
Qual duração você deve escolher? Depende de quanto você se preocupa em obter recomendações personalizadas.