Governador de SP realiza missão em Lisboa
Política

Governador de SP realiza missão em Lisboa

O Governo de São Paulo promove, de segunda (26) a quarta (28), a quarta missão internacional de 2023. Comitiva liderada pelo governador Tarcísio de Freitas embarcou para Portugal, onde fará apresentação do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), além de oportunidades de parcerias e intercâmbio de expertise administrativa nas áreas de saúde e educação e a participação no 11º Fórum Jurídico de Lisboa.

O primeiro dia de compromissos teve a defesa do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável como destaques. Na segunda (26), no 11º Fórum Jurídico de Lisboa, o governador apontou ações prioritárias de sustentabilidade da gestão paulista, como o Plano Estadual de Meio Ambiente, o projeto para despoluição do rio Tietê, a universalização de abastecimento de água e saneamento e o aumento da resiliência ambiental nos municípios.

“Nossa missão é trabalhar por um estado cada vez mais verde nas regiões metropolitanas, no interior e no litoral. Estamos fazendo um plano de adaptação climática, apoiando os municípios e trabalhando junto com as prefeituras para que nossas cidades sejam mais resistentes e resilientes a mudanças climáticas e ambientais. E também temos um Plano Estadual de Meio Ambiente que prevê investimentos somados que vão representar R$ 7 bilhões nos próximos quatro anos”, declarou Tarcísio.

Além do governador de São Paulo, a mesa de debates “Mudanças Climáticas e Desastres Naturais” reuniu o ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira, o conselheiro nacional do Ministério Público e professor da USP, Otavio Luiz Rodrigues Junior, e o diretor-executivo Jurídico do grupo JBS, Adriano Claudio Pires Ribeiro. A mediação ficou sob responsabilidade do desembargador Elton Leme, do Tribunal de Justiça do Rio.

Agenda

Um dos principais compromissos acontece, nesta terça (27), quando Tarcísio irá se reunir com empresários e investidores portugueses para detalhar os 17 projetos de concessões, privatizações e parcerias público-privadas que integram o PPI-SP e que podem alcançar investimentos de cerca de R$ 190 bilhões.

Na quarta (28), Tarcísio e a comitiva paulista visitam a Santa Casa de Misericórdia de Lisboa. O objetivo do Governo de São Paulo é conhecer a experiência filantrópica da instituição com investimentos em parcerias lotéricas para ampliação do orçamento destinado à saúde. No mesmo dia, a equipe será recebida no Ministério da Educação de Portugal para alinhar possíveis parcerias entre São Paulo e o país europeu para desenvolvimento do ensino.

Tarcísio está acompanhado do secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, da secretária estadual de Comunicação, Lais Vita, e da procuradora-geral do Estado, Inês dos Santos Coimbra.