Grandes Oradores
Opiniao

Grandes Oradores

Ao longo da história, diversos oradores que mudaram o mundo onde hoje vivemos, ficaram eternizados com suas frases e discursos que arrastaram multidões.
O discurso sempre foi uma arma poderosa.
O “Blog do Curioso “de Marcelo Duarte, jornalista, selecionou alguns grandes oradores:
 – Alexandre, o Grande:- Colocou em prática seu plano de conquistar parte do território grego em 335 A.C.. Usou os artifícios do “discurso de persuasão  de Aristóteles, e com ele, construiu um dos mais grandiosos impérios da história.
– Roosevelt (1883):- Proferiu seu mais famoso discurso, dezoito anos antes de ser eleito Presidente dos Estados Unidos.
– Hitler (1933):- Apesar da série de crimes praticados contra a humanidade, foi um mestre na arte da oratória.
– Churchill (1940):- Seu primeiro discurso no cargo de Ministro da Inglaterra, foi aberto com uma frase que ficaria marcada na história. “Não tenho nada a oferecer senão sangue, trabalho árduo, suor e lágrimas”.
– Ghandi (1942):- Em 08 de agosto de 1942, proclamou um discurso público às táticas de desobediência civil sem violência desenvolvidas por ele.
– Martin Luther King (1963):- Emocionou a multidão de duzentas mil pessoas com o seu mais famoso pronunciamento “I have a dream” (eu tenho um sonho). “Eu tenho um sonho de que meus quatro filhos um dia viverão em uma nação que não os julgará pela cor de sua pele, mas pelo seu caráter”.
– Mandela (1964):- Sua fala foi determinante na luta pelos direitos iguais entre negros e brancos na África do Sul e no mundo.
– Steve Jobs (2005):- Seu discurso, seis anos antes de morrer, foi considerado a despedida formal do homem que revolucionou a computação moderna.
– Obama (2009):- Primeiro negro a vencer uma eleição presidencial nos Estados Unidos. Sua apresentação de posse teve 2.401 palavras e durou 18 minutos e 10 segundos.
Silveira Bueno foi um dos filólogos mais respeitados do país ; ele revelou que Rui Barbosa não era, na verdade, bom orador, mas sim, um orador para ser lido, não para ser ouvido. O que escrevia era maravilhoso, somente comparável ao Padre Vieira.
Outros grandes oradores de nossa história:- Mussolini, Garibaldi, Lincoln, Napoleão, Bolivar, Kennedy.
Considerados grandes oradores brasileiros:
– Jânio Quadros:- Professor de Português, exemplo de oratória, e que talvez, por isso, o tenha ajudado a nortear sua carreira política. Mestre da palavra, sabia como ninguém envolver plateias. Fez uma apresentação eloquente “Alocução à Bandeira” , que emocionou os militares no dia 19 de novembro de 1960.
– Getúlio Vargas ( 1951 ):- Alterou o rumo do Brasil. Sua oratória foi uma das ações populistas que o ex-presidente utilizou para se aproximar de seu eleitorado.
– Fernando Collor de Mello:- Considerado por muitos, como um dos melhores oradores brasileiros ; foi um dos senadores mais elogiados dentre aqueles que discursaram na abertura do processo de impeachment de Dilma.
– Fernando Henrique Cardoso :- Mensagem perfeita e compreensível. Elegante e bem preparado intelectualmente; ótimo orador e articulador político.
– Lula:- Bom orador com seu jeito simples de se expressar; muito embora com vocabulário limitado, sabe o que dizer a cada tipo de público.
– Dilma – Excessão aos grandes oradores, foi péssima ao falar de improviso, mas se apresentava com boa qualidade ao ler seus pronunciamentos.
– Temer:- Pensava no que falar. Formal em suas apresentações, se comunicava bem com ideias bem colocadas.     
– Discurso:- a palavra em traje de gala. (Miguel Zamacois).
– Cheguei à conclusão, talvez um pouquinho tarde, de que os discursos devem ser curtos. (Fidel Castro).
– O maior chato, é o chato perguntativo. Prefiro o chato discursivo ou narrativo, que se pode ouvir pensando noutra coisa. (Mário Quintana).
– Os hábeis oradores, com astúcia e prudência, sabem converter em elogios os insultos recebidos de  “amigos”. (Esopo ).