Guilherme Gafi, artista de Santo André, expõe trabalhos em SP e no Rio
Cultura & Lazer

Guilherme Gafi, artista de Santo André, expõe trabalhos em SP e no Rio

Começou como um hobby. Aos 17 anos, Guilherme Gafi nascido na Vila Guiomar, em Santo André, saía aos finais de semana para pintar muros com os amigos no bairro. O hobby, então, tornou-se sua profissão. Guilherme cursou Educação Artística e passou a desenvolver um trabalho autoral em paralelo ao grafite. Apresentou, pela primeira vez, sua exposição na Fundação das Artes, em São Caetano, em 2008. Em seguida, teve trabalhos individuais e coletivos expostos pelo Brasil e em outros países, além de residências artísticas realizadas em Portugal e na China. Guilherme Gafi já foi premiado em salões de arte contemporânea.

O artista revela que sua principal inspiração é o dia a dia que vive na Vila Guiomar, em Santo André. “É onde tive primeiro atelier. Tudo que acontece em meu entorno, acaba refletindo na minha produção e inspirando para poder desenvolver meus trabalhos”, comenta Guilherme.

O artista tem como principal referência o pintor e escultor Luiz Sacilotto, nascido em Santo André e que possui esculturas espalhadas pela cidade, uma delas está instalada na rua Coronel Oliveira Lima, no Centro. “A relação com Santo André é muito presente no meu trabalho. Desde observando Luiz Sacilotto, que foi um artista construtivista do ABC e sempre foi minha referência, além da relação industrial da cidade. Isso serve como referência e inspiração que dá o suporte para meu trabalho”, revela Guilherme.

Atualmente, Gafi exibe a exposição Assentamentos, voltada ao design de mobiliário, no sítio histórico carioca do Largo do Boticário, no Rio de Janeiro. “Assentamento nasce como forma de eu sair da zona de conforto da pintura e das esculturas”, revela o artista.A exposição apresenta obras escultóricas na forma de assentos geométricos, criados com madeiras de descarte coletadas em caçambas estacionadas nas avenidas do ABC, associadas ao mogno africano, fruto de parceria com a Associação Brasileira dos Produtores de Mogno Africano – ABPMA e a Khaya Woods, que doou ao artista 900 quilos de madeira nobre que vem sendo produzida no Brasil.

Em São Paulo, Guilherme apresenta, até o próximo sábado (3), a exposição Agentes Concretos, que reúne pinturas do artista. “Apresento uma série de pinturas que nasceram em 2012, que é o início da minha produção do figurativo e a transição para o abstrato que são em chapas de madeira e ferro. É uma série de pinturas de paisagem e pinturas figurativas onde eu retrato trabalhadores, de Santo André inclusive. São vários recortes que faço e, através deles, faço pinturas retratando funcionários da manutenção da cidade e apresento também uma série de esculturas. É um apanhado do que veio produzindo ao longo desses 10 anos”, revela Guilherme.

@guilhermegafi

Agentes Concretos
Local: Galeria Base – Alameda Franca, 1030 – Jardim Paulista
Até 03 de junho.

Assentamentos
Local: Galeria Gozto – Beco do Boticário 1, Cosme Velho, Rio de Janeiro
Até 01 de julho.

 

Foto: Ary Kauê

 

Por Nicole Floret – 30/05/23