Homenagem póstuma ao centenário Luiz Gonzaga
Opiniao

Homenagem póstuma ao centenário Luiz Gonzaga

25/02/2012

Nada mais merecido que lembrar de Luiz Gonzaga, este mestre que completaria, se vivo fosse, 100 anos em 2012. A Bahia, a bordo do TransBaião, sem-pre foi apaixonado pela cultura local.
“Cordão do Boitatá” faz o maior show de Carnaval de Rua do Rio. Este ano, mais de 200 mil pessoas acordaram cedo para acompanhar essa homenagem. Dizem que Luiz Gonzaga não morreu, nem a sanfona dele desapareceu.
O ano letivo da Universidade Católica de Pernambuco se inicia com muita música em homenagem ao famoso cantor, e compositor: trata-se do Prêmio Centenário Luiz Gonzaga que irá selecionar projetos.
Nos dias 21 e 22 de janeiro de 2012 o espetáculo Danado de Bom, reuniu nomes da nova geração em tributo ao centenário do mais que famoso Luiz Gonzaga, que merece ser lembrado por toda a posteridade.
A Unidos da Tijuca foi campeã do Carnaval do Rio de Janeiro pela terceira vez, criada pelo carnavalesco Paulo Barros que, ao longo do tempo, foi melhorando o acabamento de suas alegorias e fantasias, e também do carro e da ala inteira que pareciam ser confeccionados de terracota – pelo igualmente conhecido Mestre Vitalino – e que perdeu apenas para o item “alegoria e adereços”.
Quando Barros recebeu no dia 22 de fevereiro o prêmio comemorando a vitória, sentiu que o título seria uma resposta a todos aqueles que diziam nunca ter realizado algo sobre a cultura brasileira.
O neto de Luiz Gonzaga – músico Daniel Gonzaga, também foi criando e impressionando até o carro e a ala inteira com esculturas que pareciam de terracota do Mestre Vitalino.
Em 2012 se vivo fosse, esse grande Rei do Baião completaria 100 anos e o maior Bloco da Rua do Mundo “O Galo da Madrugada”.
Gonzagão, terá enfim um violeiro cantando suas canções famosas, especialmente Asa Branca para podermos nos deliciar.
A Diretoria da Unidos da Tijuca estão felizes comemorando o título. Impecável, acerta na homenagem ao grande artista. Penúltima escola a desfilar na segunda-feira a Tijuca faz uma bela homenagem ao centenário do compositor Luiz Gonzaga.

Israel Zekcer, vereador de Santo André, médico pediatra e alergista, deputado estadual de São Paulo por três gestões, Secretário de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo.