Hospital Mário Covas inaugura novos leitos de UTI
Saúde

Hospital Mário Covas inaugura novos leitos de UTI

O superintendente do Hospital Mario Covas, Desiré Callegari, junto ao secretário-adjunto de Estado da Saúde, Eduardo Ribeiro Adriano, e os prefeitos de Santo André, Paulo Serra, e São Bernardo, Orlando Morando, entregou, na segunda (17), novos serviços do hospital, cujo investimento foi de R$ 3,3 milhões.

Foram entregues 10 novos leitos da UTI, totalizando 52 leitos de Terapia Intensiva. O setor de emergência foi totalmente reestruturado e modernizado. A reforma abrangeu troca de pisos, forros, instalação de novo sistema de climatização e ar-condicionado, bem como de novas redes elétrica e hidráulica em ambos os setores.

E, ainda, foi inaugurado o primeiro Ambulatório dos Viajantes do ABC. Pioneiro na região, o serviço é uma iniciativa da disciplina de Infectologia da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), voltada ao atendimento de pessoas que se deslocam em viagens nacionais e internacionais e que necessitam de orientação quanto aos cuidados para prevenção de doenças infectocontagiosas na região de destino. No Ambulatório dos Viajantes, pacientes receberão orientação desde cuidados com a ingestão de água e alimentos, picadas de insetos, até orientação vacinal.

“A entrega dos novos serviços em de encontro com a necessidade de atender à crescente demanda. O número de atendimentos supera uma média de 1 mil nos meses de janeiro e fevereiro. O que mostra que efetivamente precisamos desse investimento. A nova UTI, com mais dez leitos, eleva a nossa capacidade para 52 leitos de Terapia Intensiva e atende aos mais avançados requisitos técnicos, essa implantação do Ambulatório dos Viajantes atende, também a crescente necessidade de orientar as pessoas quanto a necessidade de se prevenirem quando se dirigem às áreas de risco seja endemias, pandemias, questões sanitárias, etc”, disse Desiré Callegari.

Para o secretário-adjunto de Estado da Saúde, os serviços são três novas ações do Governo do Estado em prol de uma Saúde Pública cada vez mais pujante. “A modernização do serviço de emergência e a ampliação do número de leitos de UTI garantem maior celeridade e qualidade na assistência. Além disso, com o serviço pioneiro destinado aos viajantes, garantimos que as pessoas sejam devidamente orientadas e protegidas contra doenças infectocontagiosas. A vacinação e a informação são elementos fundamentais para a prevenção”, afirmou.