Huawei: cooperação de ciência e tecnologia com o Brasil
Opiniao

Huawei: cooperação de ciência e tecnologia com o Brasil

26/07/14

A Huawei, soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), assinou esta semana dois acordos de cooperação com órgãos governamentais no Brasil. Os acordos foram assinados na presença da presidenta Dilma Rousseff e do presidente chinês, Xi Jinping, durante sua visita ao Brasil. Uma das parcerias, firmada com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), é referente a uma cooperação para promover a tecnologia de Computação em Nuvem no País, assim como aplicativos baseados nesta tecnologia para serviços eletrônicos como, por exemplo, saúde e educação. Este acordo reforça o intuito da companhia de investir em tecnologia da informação e comunicação no País.
O segundo acordo foi uma assinatura de cooperação técnica e estratégica com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul para a área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). A cooperação inclui a criação de plataformas para gestão eficiente de cidades e serviços governamentais, como, por exemplo, saúde, transporte e energia. Entre os parceiros estão a Procergs (Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul) e o Badesul (Banco de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul).
O objetivo é que as instituições estaduais e a Huawei trabalhem em conjunto nos projetos digitais desenvolvidos pelo Governo: Programa Cidades Digitais, Programa de Computação em Nuvem e Comunicações Unificadas. Nessas iniciativas, a Procergs e o Badesul, em conjunto com a Huawei, implantarão um modelo de infraestrutura para computação em nuvem para viabilizar serviços digitais. Este acordo foi firmado pelo Governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e Li Ke, Presidente da Huawei Região Sul da América do Sul.
“A Huawei está presente no Brasil há mais de 15 anos e procura oferecer tecnologias e soluções inovadoras continuamente, com o intuito de ampliar cada vez mais sua participação no país”, diz Li Ke, Presidente da Huawei Região Sul da América do Sul. “Em junho desse ano inauguramos o primeiro Centro de Dados Compartilhados (CDC) no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTI), em Manaus (AM), e esses novos acordos reforçam nosso compromisso com o País”, finaliza.

Ethevaldo Siqueira é jornalista especializado em telecomunicações e professor universitário, e-mail esiqueira@telequest.com.br