IFA terá novidades da casa inteligente
Opiniao

IFA terá novidades da casa inteligente

Uma delas será a cortina inteligente, que se fecha ou se abre de acordo com a luminosidade do dia. Também há ar-condicionado ou sistema de aquecimento que funcionam com os controles manual ou automático.
Estarei cobrindo mais uma vez a IFA, o maior evento de eletrônica da Europa, a partir da próxima semana em Berlim e nesta versão 2016, a IFA supera em tamanho o CES de Las Vegas. Como pré-cobertura ou um grande aperitivo do que será esse evento, eu começo hoje a antecipar suas maiores tendências. A primeira delas é a da Casa Inteligente.
Na minha opinião, os avanços mais curiosos que serão apresentados em Berlim nessa área da casa inteligente, serão as cortinas inteligentes das janelas da casa digital, que se fecham ou se abrem de acordo com a luminosidade do dia ou do sol. E há muitas outras coisas interessantes, como o ar condicionado ou sistema de aquecimento que funcionam tanto com controle manual ou automático, seja no verão ou no inverno.
Ou ainda o refrigerador que se comunica via internet com o supermercado e faz o pedido de novos produtos, como leite, verduras ou frutas, à medida que eles vão acabando.
Se tudo isso lhe parecer futurologia, saiba que muita coisa já chegou às casas, enquanto outras estão chegando. O que temos é uma evolução da tecnologia e dos recursos de cada avanço. Mas, é claro que o número de pessoas que moram numa casa realmente inteligente ainda é pequeno.
O que mais nos surpreende no caso da IFA é que a maioria dos avanços são criados por pequenas empresas, altamente criativas e qualificadas, as Start Ups. Nessa feira em Berlim há um pavilhão só para essas novas empresas.
Vou entrevistar algumas delas. Ao retornar de Berlim, vou trazer muito mais detalhes sobre as casas inteligentes. Na próxima matéria, vou antecipar as tendências na área de Realidade Virtual na IFA 2016.
Crédito: American Society of Interior Designers