(In)condicional?
Opiniao

(In)condicional?

Uma coisa é amar por necessidade; outra por valor. Por necessidade é aquele desejo constante de que o outro satisfaça o que eu espero dele, tipo: “ah, eu só vou gostar dele se ele comprar um carro novo”. “O dia em que a gente morar numa casa maior, ele vai se tornar um cara mais legal”. “Eu só gosto dele quando ele fala que me ama e diz que estou bonita”, ou seja, é um amor condicional: esse amor precisa de condições para que você goste do outro.
Amar por valor é você não querer nada do outro e, ainda assim, amá-lo incondicionalmente. É ser livre diante do próximo sem amarras. Imagina que seu cônjuge não sai de casa, não cozinha, não lava, não passa, não arruma o lar, porém, no entanto você não consegue viver sem ele(a) – isso é amor – é quando alguém perdeu a utilidade na vida e você continua olhando nos olhos dizendo: ‘eu não sei viver sem você, você é inútil e te amo mesmo assim’.
Imagina uma pessoa que tem muita utilidade a quem você realmente precisa para várias coisas. Enquanto ela lhe for útil pode ser que não seja amor. Pode ser que essa pessoa esteja apenas satisfazendo suas necessidades; cobrindo aquela carência de que você tanto precisa – seja na vida pessoal ou profissional. Mas se você já enxergou que ela não serve pra nada e mesmo assim você não consegue dizer seu nome sem lembrar do dela; então isso é amor de verdade: o amor pelos inválidos.
Aí você conhece alguém que está no hospital imobilizado, não fala e não consegue mais manifestar o carinho das pessoas através de gestos, pois não mexe nenhum dos membros e ainda assim muitas pessoas vão visitá-la no hospital. A única coisa que tal enfermo pode oferecer é o que há de mais sagrado: O ser. Na hora em que não tivermos mais habilidade nenhuma e não pudermos mais oferecer nada, é que veremos se fomos realmente amados, pois só restará em nós a essência da verdade.
Você um dia perderá sua aparência, seus talentos, até a voz diminuirá de tom, mas se não se perder de si, está aí a chave para a longevidade. Você sempre terá alguém do seu lado caso tenha conquistado essa pessoa com aquilo que você é, pois acabará sua utilidade e sobrará o seu significado, e o que você significa é muito maior do quê o que você faz. É um convite para amadurecer.

 “Sorria sem câmera. Converse sem celular. Ame sem condições” – autor desconhecido.