Incrível Vick Muniz
Opiniao

Incrível Vick Muniz

Eu não procuro. Eu encontro.
Pablo Picasso

Ninguém ignora que a novela Passione foi assistida por milhões de espectadores, sendo um sucesso. A abertura igualmente chamou a maior atenção, também pudera, foi o já consagrado artista plástico Vik Muniz que a criou com sucata, que só ele sabe manipular.
Nascido em 1961, registrado como Vicente José de Oliveira Muniz, é radicado em Nova York como artista, fotógrafo, desenhista, pintor, gravador e outros que se sucedem, pois seus experimentos diferentes, sua capacidade inventora, com materiais muito estranhos conquistam sucesso internacional.
Foi esse inspirado artista plástico que inspirou figuras tão especiais como o material recolhido no Jardim Gramacho, maior aterro sanitário da América Latina, localizado na periferia Duque de Caxias, Rio de Janeiro.
Quando se interessou por fotografia, não pensou somente em reprodução e sim em materiais que ninguém tivesse pensado, tais como: açúcar; pedra preciosa, como o diamante; calda de chocolate. Estranho? Sim, é, mas foi assim que lhe trouxe prêmios e fama.
Já está em exibição o filme Lixo Extraordinário “Waste Land” sobre esse famoso e inspirado artista que venceu o prêmio de melhor documentário pela International Documentary Association na noite de 2 de dezembro de 2010, nos Estados Unidos.
Por ocasião do documentário, o artista plástico sugeriu que alguns catadores fossem fotografados, pois assim quem sabe poderiam mudar para melhor e realmente surgiram pessoas cativantes e muito dignos que acertaram suas vidas.
Vik Muniz, quando filma em área pobre, relembra o seu passado e ganham relevância os humildes, ombreando com o seu trabalho que tem reconhecimento internacional, inclusive uma de suas obras foi leiloada em Londres.
Mudou-se para New York em 1983 e foi um sucesso internacional em 1995. Essa fama o surpreendeu e muito feliz afirma que ele demorou 17 anos para ter sucesso da noite para o dia.
Isso ocorreu com a série “Crianças de Açúcar” quando fotografou as crianças usando açúcar como pigmento e após as fotografou novamente nas obras concluídas. Foram esses retratos que chamaram a atenção do reconhecido crítico de arte Charles Haggan, do New York Times.
Tornou-se famoso e ingressou no Hall dos artistas mais destacados museus do mundo e suas obras adquiridas pelo Metropolitan Museum of Art foram expostas no Moma, o Museu de Arte Moderna. Atualmente, tal é o seu sucesso que foi nomeado como curador da Edição nove da Artist’s Choice.
Interessante saber que o artista convidado tem liberdade de definir obras para expor no museu, basta dizer que a seleção ficou exposta em New York de dezembro de 2008 a fevereiro de 2009.
Agora, então, que ganhou uma indicação para o Oscar ninguém segura o incrível Vik Muniz.
Está em lista de 15 candidatos a uma indicação ao OSCAR.
Vik Muniz antevendo uma possível vitória já fez planos de levar Tião, um dos catadores retratados, para Hollywood a fim de receber o prêmio.
Vamos torcer!

Israel Zekcer, vereador de Santo André, médico pediatra e alergista, deputado estadual de São Paulo por três gestões, Secretário de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo.