Inesquecível Nelson Zanotti
Opiniao

Inesquecível Nelson Zanotti

Mal podemos acreditar que esse idealizador e fundador da Fundação Santo André já não esteja entre nós. O emérito educador e tão grande amigo Nelson Zanotti, nos deixou na madrugada do dia 29 de novembro, aos 88 anos.
Ainda na semana passada escrevemos ambos em nossa coluna deste simpático periódico dos amigos Floret e Neide e de repente, essa inteligência rara não está mais entre nós.
O Prefeito Aidan Ravin de Santo André lamentou por essa perda irreparável, que tanto contribuiu para o ensino superior.
O Magnífico Reitor da Fundação Santo André Oduvaldo Cacalano, decretou luto oficial no Centro Universitário, pelo falecimento do fundador da Fundação Santo André e manifestou que guardariam luto neste dia, suspendendo as atividades institucionais para que todos pudessem prestar a última homenagem àquele que nos deixou esse legado tão importante para a educação.
Nelson Zanotti com sua peculiar inteligência, era formado em História e Geografia pela considerada Universidade São Paulo, formando-se bacharel em 1943, licenciando-se em 1944.
Em 1950 havia uma carência de ensino superior na região do ABC e o Prefeito Fioravante Zampol acreditava que a principal necessidade era suprir profissionais com técnica burocrática e que entendessem de política.
O Professor Nelson Zanotti, coidealizador da Faculdade de Administração, sob a autorização do Pre-feito, dirigiu-se em audiência com o então Presidente da República Getúlio Vargas, para esse importante objetivo, e conseguiu.
O Prefeito Fioravante Zampol, em 1953, pretendia fundar a Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Santo André, uma vez que acreditou estar suprindo uma lacuna que era a falta de instituição de cursos superiores.
Foi através do Decreto 35.540 de 20 de maio de 1954 que se criou a primeira escola de administração local, implantada pelo poder público municipal. Trata-se da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Santo André, que passou a existir autônoma apenas em 1964.
Após dois anos a Faculdade de Ciências Econômicas mudou para as instalações da Praça Quarto Centenário, onde se encontra o atual Paço Municipal de Santo André.
O eminente Professor Nelson Zanotti – com a autorização do Prefeito – dirigiu-se em audiência com o Presidente da República Getúlio Vargas, diálogo sobre a criação do curso.
Conseguiu convencer o Presidente Getúlio Vargas, que autorizou o funcio-namento da Faculdade de Economia pelo Decreto 35.540 de 20 de Maio de 1954, instituindo a primeira escola superior do ABC, que seria uma das sementes da informatização do Grande ABC.
Em 1962 o Prefeito Municipal, por escritura pública, criou uma fundação de Direito público denominada “Fundação Santo André”, para ser a mantenedora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santo André – FAFIL.
Ultimamente o professor Zanotti atuava como professor emérito da Fundação Santo André.
Para essa personalidade permanecer na lembrança de todos, como Vereador protocolei no dia 1º de dezembro, na Câmara Municipal, um Projeto de Lei eternizando o nome do já saudoso Professor Nelson Zanotti.

Israel Zekcer, vereador de Santo André, médico pediatra e alergista, deputado estadual de São Paulo por três gestões, Secretário de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo.