Instituto Butantan irá fabricar vacina contra o coronavírus
Saúde

Instituto Butantan irá fabricar vacina contra o coronavírus

O governador do Estado, João Doria, no Palácio dos Bandeirantes, acaba de anunciar, nesta quinta (11) de junho, durante coletiva de imprensa, a transferência de tecnologia para a produção em larga escala de vacina contra o novo coronavírus, junto aos secretários estaduais, de Saúde, José Henrique Germann; Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen; de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi; ao coordenador do coordenador e ao secretário-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, respectivamente, Carlos Carvalho e João Gabbardo dos Reis; ao médico infectologista do Hospital Emílio Ribas, Sérgio Cimerman e ao diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.

 “Hoje é um dia histórico para São Paulo e para o Brasil. O Instituto Butantan fechou acordo tecnológico com Sinovac Biotech, da China, para a produção de vacina contra o coronavírus, que deverá ser finalizada até junho de 2021 e disponibilizada ao SUS”, informou Doria. O governador ainda afirmou que o acordo assinado foi possível, graças às parcerias iniciadas no ano passado, na missão do Governo do Estado, à Shangai (China).

Segundo Dimas, a vacina será elaborada com fragmentos de um vírus inativado. “Já foram realizadas duas fases na China, a primeira com 144 voluntários, a segunda, com 600 voluntários e a terceira, será realizada, agora, em São Paulo, com 9 mil voluntários. Primeiramente, a vacina será produzida na China e, após sua efetivação, e registro na ANVISA, será disponibilizada para todo o Brasil”, afirmou Dimas. O investimento será de R$ 85 milhões por parte do Governo do Estado.

BOLETIM- O secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann, atualizou o número de casos no Estado:

– 162.520 casos confirmados

– 10.145 óbitos

– 5.211 internações em UTI

– 8.085 internações em enfermaria

Germann revelou que a taxa de ocupação das UTIs no Estado é 69,4% e na Grande São Paulo de 77%.