Interior de São Paulo terá primeira praia artificial
Negócios

Interior de São Paulo terá primeira praia artificial

Itupeva (SP) está perto de se tornar uma cidade “litorânea”. Isso, após a construção do novo empreendimento de alto padrão, denominado Praia da Grama, que será o primeiro no mundo a ter uma praia com onda em condomínio fechado. Ao todo será investido valor estimado em R$ 290 milhões para aquisição do terreno, montagem da infraestrutura, construção de hípica, desenvolvimento de agrofloresta e aquisição de tecnologia capaz de produzir ondas na praia artificial, que terá uma onda a cada oito segundos, variando a intensidade, podendo chegar à 1,95m.  A praia será cercada pela mata atlântica e agroflorestas com pomares e hortaliças.

A empresa responsável pelo projeto é a gestora KSM Realty, com atuação no mercado imobiliário e no mercado de capitais, no Brasil e em Miami (EUA). A empresa também está presente em cidades do ABC, com projetos de galpões. A ideia da praia em Itupeva, a 70 km da capital, segundo Oscar Segall, sócio-fundador da KSM, é que São Paulo concentra o maior número de surfistas sem praia no mundo. Com a construção do empreendimento, Oscar afirma “posso sair de São Paulo na hora do almoço, ir surfar e voltar”.

A praia do interior terá 530m de extensão, com capacidade para receber 100 surfistas por hora. A tecnologia de ondas foi adquirida na Espanha, por meio da empresa Wavegarden, perita no desenvolvimento de sistemas de geração de ondas e lagoas para o surfe e outros esportes aquáticos. O projeto irá abranger 194 lotes do condomínio Fazenda da Grama, já existente em Itupeva.