Ítalo-Brasileira de Santo André celebra 122 anos
Cultura & Lazer

Ítalo-Brasileira de Santo André celebra 122 anos

A comemoração dos 122 anos de fundação da Sociedade Cultural Italo-Brasileira de Santo André foi marcada com Missa em Ação de Graça e jantar dançante. No sábado (17), o presidente Etel Benatti e demais diretores recepcionaram cerca de 100 convidados para o tradicional jantar dançante, com cardápio assinado pelo buffet Vera Bechelli Gastronomia e animação de Alexandre Arez e Banda.

Na terça (20), data de sua fundação, foi realizado um ato ecumênico com o padre da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, Flávio José dos Santos. A missa contou com a participação dos diretores, sócios e do Coral da Ítalo-Brasileira, sob regência do maestro Reinaldo Sanches.

A entidade nasceu como Società Italiana di Mutuo Soccorso Savoia, em 1900, a partir da necessidade de amparo ao imigrante italiano da região do ABC, tendo Giuseppe Nasossi como um dos fundadores. Em 1939, durante a Segunda Guerra Mundial, o nome Itália teve que ser suprimido e passou a denominar-se Società di Mutuo Soccorso di Santo André, suprimindo-se também o nome Savoia. Em 1950, passou a se chamar Sociedade Beneficente e Recreativa e, finalmente em setembro de 1962, Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira.

A entidade tem como objetivo congregar sócios que participam de atividades culturais e eventos ligados à tradição italiana, como a comemoração da República Italiana, dia do Imigrante Italiano e outras que lembram costumes e hábitos de seus ancestrais, tanto na arte, na cultura, na culinária, entre outros. O Brasil possui a maior população de descendentes italianos fora da Itália, algo em torno de 30 milhões.

“O trabalho sério e a dedicação de cada um de nós pertencentes a essa Sociedade faz com que consigamos torná-la uma das entidades italianas mais tradicionais e antigas da região”, declara o presidente Benatti.