Já estamos na era dos objetos inteligentes
Opiniao

Já estamos na era dos objetos inteligentes

Pense em um detector das condições de saúde humana capaz de escanear sua retina e identificar em menos de dois minutos possíveis doenças em estágio inicial ou ainda não desenvolvidas e fornecer dezenas de outros indicadores orgânicos essenciais como temperatura, pressão sanguínea, batimentos cardíacos, taxas de glicose e colesterol, num rápido checkup. Você não deverá interpretar tudo isso sozinho, mas enviar os dados ao seu médico ou clínica por meio de um smartphone.
E melhor do que tudo: você não terá que esperar mais do que alguns meses ou um ano, para usar esses objetos super inteligentes que eram pura ficção e tinham o nome de Tricorder nos filmes da série da Star Trek. Objetos tão avançados como só eram esperados para depois de 2025 ou 2030.
Esse é o Tricorder Médico, que pode ser definido como um dispositivo portátil que escaneia o corpo humano e pode detectar até uma centena de indicadores de saúde em segundos – que serve para autodiagnosticar condições sanitárias. Curiosamente, ele já é conhecido com o mesmo nome da série de ficção da TV, Tricorder. Não duvide de que esse se tornará muito útil e indispensável como seu próprio smartphone.
Não tenho dúvida de que você e bilhões de seres humanos passarão a utilizar esse é aparelho típico na nova geração de outros pequenos aparelhos super inteligentes que tendem a dominar a eletrônica pessoal de dispositivos vestíveis da próxima década. Voltarei a dar notícias sobre esses objetos super inteligentes, poucas semanas antes do lançamentos do primeiros Tricorders Médicos, previstos para o começo de 2017.
O sapato inteligente que testei
Na versão 2016 do CES Las Vegas, a maior feira mundial de eletrônica de consumo, realizada em janeiro passado, testei outro objeto super inteligente: um par de sapatos inteligentes que me encantou. Além confortáveis, macios e anatômicos esses “smart shoes” fazem coisas magníficas: esquentam nossos pés, rastreiam nosso dia, checam nosso consumo de calorias, ajustam-se automaticamente aos nossos pés, absorvem e medem a intensidade dos choques.
Os “sapatos inteligentes” relembram aqueles mostrados no filme “De volta para o Futuro”, do começo dos anos 1985. Esses “smart shoes” fazem coisas que nunca havíamos pensado: esquentam nossos pés, rastreiam nosso dia, checam nosso consumo de.calorias, ajustam-se automaticamente aos nossos pés, absorvem e medem a intensidade dos choques.
Darei mais informações sobre esses sapatos geniais assim que eles forem lançados no mercado mundial. Em janeiro de 2017, retornarei a Las Vegas, para cobrir a nova edição do CES Show, não apenas para cobrir os principais itens do congresso e da imensa exposição de produtos, disputada por mais de 5.000 representantes da mídia mundial, a começar de blogueiros, repórteres de jornal, revistas, rádio e TV interessados desde o primeiro nas novidades do “Show de inovações” ou das novidades pré-feira apresentadas no “Unveiled CES Las Vegas 2017.
Nas tecnologias de energia limpa e ecológicas, tivemos até o lançamento de um pequeno motor que usa célula de combustível embutida (embedded fuel cell) capaz de dar melhores resultados nos drones, sem poluição (queima hidrogênio e sua emissão é exclusiva de vapor d’água).
Entre os sistemas educacionais de alta tecnologia, teremos outras opções para o ensino de música, como a do recém lançado piano inteligente – chamado The One–Smart Piano, que ensina o aluno a tocar e ainda toma suas lições.