Japão terá acesso a dispositivos em pesquisa cibernética
Opiniao

Japão terá acesso a dispositivos em pesquisa cibernética

O governo japonês tentará invadir milhões de dispositivos que estejam conectados à internet, como parte dos esforços para melhorar a segurança cibernética do país, informa a NHK World-Japan.
O programa é inédito, foi aprovado na sexta (25 de janeiro) e confere ao Instituto Nacional de Pesquisa em Tecnologia japonês, o acesso aos dispositivos dos usuários durante cinco anos. Um funcionário do Ministério das Comunicações pediu apoio e compreensão, reforçando a necessidade de melhorar a segurança cibernética no período que antecede as Olimpíadas e Paraolimpíadas de Tóquio em 2020.
A partir de meados de fevereiro, o Instituto tentará dividir cerca de 200 milhões de dispositivos, gerando identidades e senhas, começando com webcams e roteadores. Quando conseguir acesso a um dispositivo, o proprietário será contatado e aconselhado a melhorar a segurança.
O professor do Instituto de Segurança da Informação, Harumichi Yuasa, disse que é possível que pesquisadores possam ter acesso não intencional a imagens de webcam ou a dados armazenados. Ele acredita que essa ação violaria o direito constitucional dos proprietários de dispositivos à privacidade, se suas identidades fossem reveladas.
O instituto diz que vai manter em segredo todos os dados obtidos na pesquisa. O pesquisador do Instituto, Daisuke Inoue, diz que o objetivo do projeto é aumentar a segurança dos dispositivos das pessoas. Ele disse que o Instituto garantirá que nenhum dado pessoal seja vazado.
Segurança vs Privacidade
Existe alguma lógica para este projeto. Os chamados dispositivos de “Internet das Coisas” notoriamente tendem a ter pouca segurança embutida. No entanto, isso levanta muitas questões. Não há como obrigar as pessoas a agir sobre as informações depois de descobertas. E há também o risco de criar um grande banco de dados de dispositivos que não sejam seguros, que pode ser tentador para os hackers.

Sobre a NHK World-Japan
NHK é a sigla de Nippon Hoso Kyokay, ou seja, Nippon Hoso Kyokay – NHK オンライン corporação estatal de rádio e TV do Japão, ou, em inglês, Japan Broadcasting Corporation, equivalente à BBC. A NHK tem qualidade de conteúdo comparável à BBC – sendo, portanto, uma das melhores televisões públicas do mundo.