Jardins terá pior trânsito no Dia dos Namorados em São Paulo
Cultura & Lazer

Jardins terá pior trânsito no Dia dos Namorados em São Paulo

Quem deseja passar uma noite romântica nesta segunda (12), Dia dos Namorados, deve ficar atento na escolha do local e horário do passeio, de modo a evitar o risco de ficar preso no tradicional trânsito de São Paulo. A HERE Technologies mapeou os locais de tráfego mais intenso na capital, entre 18h e 22h, tomando como referência o congestionamento nos últimos dois anos em algumas vias de três dos mais badalados bairros de São Paulo: Jardins, Pinheiros e Itaim.

O levantamento levou em consideração as seguintes vias, conhecidas por reunirem diversos bares, restaurantes e casas de shows: Rua Amauri, Rua Pedroso Alvarenga e Rua Clodomiro Amazonas (Itaim); Rua dos Pinheiros, Rua Capote Valente e Rua Artur de Azevedo (Pinheiros); e Alamedas Lorena e Jau (Jardins).

Nesse período, o horário entre 20h e 21h é o pior momento para estar ao volante entre as vias analisadas – as velocidades médias foram de 17,3 km/h (2015) e 19,1 km/h (2016). Ano retrasado, um trecho da Alameda Lorena, nos Jardins, registrou apenas 11,8 km/h. Já no ano passado, a pior média nesse horário ocorreu na Rua Clodomiro Amazonas (Itaim), que teve velocidade média de apenas 14,8 km/h.

O melhor momento para sair, por outro lado, ocorre a partir das 21h, quando a velocidade média sobe para 19 km/h (2015) e 23,6 km/h (2016) tomando a média das oito vias analisadas. Embora a data tenha caído em um domingo no ano passado e em uma sexta-feira em 2015, os dados mostram que, ainda assim, as áreas mencionadas tiveram tráfego intenso, considerando a baixa diferença na velocidade média nos anos mencionados.

Em relação às regiões, a via menos congestionada foi a Rua Capote Valente (Pinheiros), que nos últimos dois anos teve uma velocidade média de 25 km/h no período das 18 horas às 22 horas no Dia dos Namorados. Por outro lado, a Alameda Lorena, nos Jardins, registrou uma velocidade média de apenas 15,4 km/h no mesmo período, sendo considerada mais congestionada da capital entre as vias analisadas.

Para evitar esses pontos de tráfego e planejar o passeio da melhor forma, os casais podem usar o aplicativo HERE We Go, disponível nas principais lojas de aplicativos, como Google Play e App Store. Por meio dele, é possível escolher diversos tipos de rotas para um mesmo local, usando diferentes opções de transporte, com informações em tempo real apresentadas em um mapa tridimensional de excelente visualização.

 “Planejar o passeio com antecedência é essencial para evitar imprevistos, sobretudo em uma megacidade como São Paulo. Entre as diversas regiões da cidade, escolhemos os bairros de Pinheiros, Itaim e Jardins, pois, além de concentrarem inúmeras opções de restaurantes, bares e casas noturnas, são historicamente locais com altos índices de congestionamento no Dia dos Namorados”, comenta Vinícius Ferreira, gerente de produtos da HERE Technologies.