Laboratório da FMABC é credenciado para testes da “monkeypox”
Saúde

Laboratório da FMABC é credenciado para testes da “monkeypox”

O Laboratório de Análises Clínicas do Centro Universitário FMABC foi credenciado pelo Instituto Adolfo Lutz para fazer parte da rede responsável pelos diagnósticos do vírus monkeypox, transmissor da doença popularmente conhecida como varíola dos macacos.

Com isso, o laboratório, que já tinha autorização para realizar testes no modelo particular, agora passa a fazer parte também da rede pública de testagem e vigilância epidemiológica. 

O credenciamento prevê que todas as amostras positivas que sejam analisadas no laboratório do Centro Universitário sejam notificadas para o Centro de Vigilância Epidemiológica, e que sejam posteriormente doadas para o Instituto Adolfo Lutz. Os diagnósticos serão feitos a partir dos protocolos padronizados pelo instituto. 

O exame que identifica a doença é feito utilizando biologia molecular, usando a técnica de PCR em tempo real. Os pacientes têm seu material genético coletado utilizando um cotonete aplicado nas lesões ou por meio de biópsia, e as amostras enviadas para o laboratório da FMABC são verificadas em uma sonda capaz de identificar todas as variantes da varíola do macaco que já foram descritas até o momento.

A iniciativa trará mais agilidade no combate ao vírus, que já tem mais de 1500 casos registrados oficialmente no estado de São Paulo até o momento. Com as amostras sendo enviadas ao laboratório da FMABC será possível diagnosticar os casos de maneira mais rápida, aumentando as possibilidades de tratamento. 

Segundo a coordenadora do setor de Biologia Molecular do Laboratório de Análises Clínicas da FMABC, Beatriz da Costa Alves, “a habilitação mostra que a instituição se coloca mais uma vez à disposição do Estado para o enfrentamento de uma epidemia, além de fazer parcerias com grandes centros de pesquisa para aumentar nosso conhecimento sobre a dinâmica deste vírus”.