LIDE reúne governadores, ministros e empresários na Inglaterra
Negócios

LIDE reúne governadores, ministros e empresários na Inglaterra

Londres, capital da Inglaterra e do Reino Unido (Inglaterra, País de Gales e Escócia), recebe o LIDE Brazil Conference, nesta quinta (20) e sexta (21) de abril. O evento reunirá autoridades, empresários e investidores brasileiros e britânicos para debater o desenvolvimento socioeconômico do país.

Além de novas oportunidades de investimentos em setores fundamentais da economia, como agricultura, indústria e serviços. A pauta ambiental também estará em destaque.

Entre os expositores confirmados estão a ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Carlos Fávaro, o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, e o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, além de governadores como Tarcísio de Fretas (SP), Cláudio Casto (RJ), Helder Barbalho (PA), Ronaldo Caiado (GO) e Renato Casagrande (ES).

O ex-presidente do Brasil, Michel Temer, participa como special speaker do evento, que chega à terceira edição. O LIDE Brazil Conference já ocorreu em Nova Iorque (EUA), em novembro de 2022, e em Lisboa -Portugal, em fevereiro deste ano.

Ainda em 2023, estão previstas mais duas conferências, que pautam temas de relevância em países onde o LIDE mantém unidades: Itália, em setembro, e, novamente, nos Estados Unidos, em novembro.

Para o chairman do LIDE, o ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Luiz Fernando Furlan, o LIDE Brazil Conference consolida um importante ciclo para o Grupo de Líderes Empresariais, que é considerado o mais relevante do país. “Renovamos nossa missão em estimular o diálogo entre os setores produtivo e público, sempre visando o desenvolvimento sustentável do Brasil, de maneira correta e assertiva. O sucesso desse evento já se faz pela confirmação dos expositores, e pela grande procura por parte do empresariado”.

O presidente do LIDE, o empresário João Doria Neto, acredita que o amplo debate na Grã-Bretanha, em linha com a agenda nacional de prioridades socioeconômicas, contribui com a credibilidade da imagem do país no exterior. “Estamos levando, de maneira inovadora para diversos países, importantes e respeitadas lideranças de diversos segmentos e poderes. Certamente, o resultado das discussões trará reflexos positivos para o Brasil, especialmente na imagem e captação de novos investimentos”.

Agenda

Nesta quinta (20), das 8h às 12h (horário de Londres), “O novo posicionamento do Brasil” pauta as exposições de Izabella Teixeira, copresidente do International Resource Panel – ONU, e ex-ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil dos governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas; do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; do Pará, Helder Barbalho; de Goiás, Ronaldo Caiado; e do Espírito Santo, Renato Casagrande; e de Isaac Sidney, presidente da Febraban), Joaquim Levy, diretor de Estratégia Econômica e de Relações com Mercados do Safra e Dyogo Oliveira, ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (2016-2018) e presidente da CNseg – Brasil. A moderação será feita pelo editor do Financial Times para a América Latina, Michel Stott, que também conduz o segundo dia dos trabalhos.

No dia seguinte, sexta (21), das 8h às 12h, o tema será “Instrumentos para o desenvolvimento”.  Participam o ministro britânico das Relações Exteriores e Desenvolvimento para Américas, David Rutely; governador do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey; o presidente da UK Finance, Robert Wigley; o CEO do Banco Itaú Unibanco, Milton Maluhy Filho; ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles; o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho; a presidente da Câmara Britânica de Comércio e Indústria, Ana Paula Vitelli, e secretário de Agricultura do Estado de São Paulo (2022) e presidente da Agrishow Brasil, Francisco Matturro.