Lipoenxertia ou Prótese?
Opiniao

Lipoenxertia ou Prótese?

13/10/12

Cada vez mais tanto mulheres como homens buscam alternativas para melhorar o contorno corporal buscando formas de melhorar o visual das mamas, face e cada vez mais do bumbum. Isso ocorre porque estão deixando de lado  o medo e preconceito devido a alguns mitos e inverdades acerca dessas cirurgias.
O arsenal do cirurgião plástico para abordar essas regiões do corpo através das próteses é enorme, cada vez mais aumenta a sua variedade e segurança.
Paralelamente a esse crescimento, sem dúvidas impulsionado pela indústria dos implantes, segue estudos e práticas pessoais que vem mostrando grandes surpresas, sempre embasadas e muito estudo e evidencias a cerca da lipoenxertia, que vem sendo cada vez mais aplicada em minha prática diária.
Basicamente a lipoenxertia consiste no aproveitamento da gordura aspirada através da lipoaspiração e,  após um tratamento específico, é aproveitada para preencher e dar volume a uma determinada área.
São inúmeras as vantagens desse procedimento dentre eles um evidente é que se trata de algo natural e do próprio paciente, assim não falamos em prótese, a recuperação é mais rápida, associando-se a lipoaspiração é possível dar uma forma mais bela ao corpo (a lipoescultura), as cicatrizes são menores, pode ser utilizada em qualquer área do corpo, e muitas outras.
Muito se fala em absorção e perda do resultado, observo uma taxa de absorção cada vez mais baixa com o avanço dos estudos o que pode ser facilmente contornado com uma técnica cirúrgica adequada e os resultados acabam ficando muito mais naturais e harmônicos.

Giancarlo Dall’ Olio é médico cirurgião plástico -e-mail:beautecirurgiaplastica@uol.com.br