Luiz Marinho abre reunião do Conselho Nacional de Economia Solidária
Política

Luiz Marinho abre reunião do Conselho Nacional de Economia Solidária

O ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Marinho (foto), participa nesta terça (14), às 9h30, da abertura da reunião ampliada do Conselho Nacional de Economia Solidária (CNES), que marca o início dos debates que revisará o Plano Nacional de Economia Solidária, onde será discutido e aprovado na 4ª Conferência do segmento, previsto para acontecer em abril de 2025.  

O evento, que acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de maio, será coordenado pela Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (Senaes), que tem como secretário Gilberto Carvalho. Ainda no dia 14, pela manhã, o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o economista Marcio Pochmann, fará uma análise de conjuntura. No período da tarde, haverá debates em torno dos eixos temáticos que orientam o Plano Nacional de Economia Solidária: “Produção, Comercialização e Consumo”; “Financiamento: Crédito e Finanças Solidárias”; “Educação e Autogestão” e “Ambiente Institucional”.

Na quarta (15), às 16h30, o Conselho participa de uma audiência pública sobre Finanças Solidárias na Comissão de Trabalho, na Câmara dos Deputados. As atividades se encerram na quinta (16) com um diálogo entre os ministérios que têm ações relacionadas à Economia Popular e Solidária.

Conselho Nacional de Economia Popular Solidária

O CNES tem natureza consultiva e propositiva, com a finalidade de realizar a interlocução e buscar consensos em torno de políticas e ações de fortalecimento da economia solidária. Em sua composição constam 56 membros de órgãos públicos e de representantes da sociedade civil, que trabalham dentro dessa lógica e articulam os empreendimentos na sua região. O ministro Luiz Marinho é o presidente do Conselho.