Lula vem a São Bernardo para inauguração da sede da Eletra
Política

Lula vem a São Bernardo para inauguração da sede da Eletra

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ministros de seu governo visitarão a nova sede da Eletra, empresa brasileira de ônibus elétricos de São Bernardo (SP), nesta sexta (2), a partir de 11h30. Foram convidados para o evento os sete prefeitos do ABC e lideranças empresariais e sindicais. O presidente percorrerá as instalações da empresa e depois falará aos convidados, diretores e funcionários num palco montado na área industrial, cercado de novos ônibus elétricos produzidos com tecnologia nacional.

Ao final da visita, embarcará num dos ônibus e fará um rápido percurso pelo pátio interno da empresa, até a área de estacionamento da comitiva presidencial. O ônibus elétrico será dirigido pela presidente da Eletra, Milena Romano, que tem carteira de habilitação específica para conduzir veículos de transporte coletivo. 

INVESTIMENTOS
A Eletra – Tecnologia de Tração Elétrica mudou-se para um novo prédio de 27 mil m² na Via Anchieta, onde terá capacidade para produzir 150 ônibus elétricos/mês, ou até 1.800/ano.

A ampliação das instalações faz parte de um plano de investimentos de R$ 150 milhões, cujo objetivo é posicionar a empresa como líder latino-americana na produção de ônibus elétricos, gerando 500 empregos diretos nos próximos dois anos.

“Nossa meta é ser a maior montadora brasileira de veículos elétricos para transporte público, com tecnologia inteiramente nacional. Há 20 anos, produzimos os mais inovadores ônibus elétricos em circulação no país. Temos experiência e competência comprovadas. É hora de crescer”, afirma Milena. Conforme o novo plano de crescimento, a Eletra lançou em 2023 a mais completa linha de ônibus elétricos da América Latina, todos fabricados no Brasil. São seis novos modelos, desenhados para atender às diferentes características topográficas e urbanas de qualquer cidade brasileira. São o resultado da parceria da Eletra com algumas das principais empresas de transporte público sustentável do Brasil.

Os veículos têm tecnologia de tração elétrica e eletrificação e-Bus Eletra, carroceria Caio eMillennium, motor elétrico, inversor e baterias WEG – todas elas empresas brasileiras – e chassis Mercedes-Benz e Scania, fabricados no Brasil.

  • Ônibus elétrico 10m – Midi (tração elétrica e eletrificação e-Bus Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos, inversores e baterias WEG).
  • Ônibus elétrico 12,1m (tração elétrica e eletrificação e-Bus Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos, inversores e baterias WEG);
  • Ônibus elétrico 12,8m – Padron (tração elétrica e eletrificação e-Bus Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos, inversores e baterias WEG);
  • Ônibus elétrico 15m (tração elétrica e eletrificação e-Bus Eletra, chassi Scania, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos, inversores e baterias WEG);
  • Ônibus elétrico 21,5m – Articulado (tração elétrica e eletrificação e-Bus Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos, inversores e baterias WEG).
  • e-Trol – ônibus elétrico desenhado especialmente para operações em vias segregadas e BRT (Bus Rapid Transit), com um inédito sistema de recarga de baterias durante o trajeto e ampla autonomia sem contato com a rede aérea. 

EXPANSÃO
Para a diretora executiva Iêda de Oliveira, a Eletra está em condição de atender imediatamente à demanda por ônibus elétricos dos vários municípios que aprovaram leis e programas de troca das frotas a diesel por veículos de baixa emissão.

“Somos pioneiros em tecnologia de tração elétrica e transporte público sustentável, e conhecemos muito bem as condições reais de operação no Brasil – afirmou.

Ônibus elétricos Eletra já circulam hoje em capitais como São Paulo, Salvador, Vitória, e Curitiba, além de cidades do Grande ABC e Grande Vitória.

A ampliação da capacidade produtiva também permitirá à Eletra expandir os serviços do e-Retrofit Eletra – conversão de caminhões a diesel para veículos elétricos.

A nova sede da Eletra fica num endereço icônico de São Bernardo do Campo, às margens do km 16 da Via Anchieta (sentido São Paulo-Litoral), a poucos metros de empresas como Mercedes-Benz, Extra Hipermercado e Grob do Brasil.

É um edifício com três pavimentos e amplos pavilhões para diferentes divisões industriais, escritórios, show-room, além de um auditório para 70 pessoas.   

O prédio é conhecido por todos os que circulam pela Via Anchieta, a principal ligação rodoviária entre a cidade de São Paulo e a região industrial do Grande ABC.

HISTÓRIA
A Eletra é uma empresa 100% nacional, com foco em tecnologia de tração elétrica e integração de sistemas elétricos para transporte de passageiros e carga.

Foi fundada em 1999, em São Bernardo do Campo, por um grupo empresarial com mais de um século de experiência em transporte público, iniciada com tílburis.

Pioneira em tecnologia de tração elétrica no Brasil, a Eletra capacitou-se nos últimos anos para atender à demanda por ônibus elétricos de todos os municípios brasileiros.

  • 1999: produz o primeiro ônibus elétrico híbrido operacional do mundo;
  • 2001: primeiro ônibus modelo Padron elétrico híbrido;
  • 2002: primeiro trólebus fabricado no Brasil;
  • 2003: finalista do The World Technology Awards 2003 (São Francisco-EUA), o Oscar da tecnologia mundial;
  • 2013: primeiro ônibus 100% elétrico articulado fabricado no Brasil (e-Bus);
  • 2015: primeiro retrofit de caminhão diesel para elétrico;
  • 2017: participa diretamente da produção dos protótipos do e-Delivery, o primeiro caminhão elétrico mundial da Volkswagen;
  • 2017: lança o Dual-Bus 13,8m, veículo que pode rodar como híbrido e trólebus ou como híbrido e elétrico puro;
  • 2019: lança o Dual Bus 15m;
  • 2021: produz o primeiro carro-forte 100% elétrico no mundo, em parceria com a Protege;
  • 2022/2023: dá início ao lançamento de seis novos modelos de ônibus 100% elétricos: 10m, 12,1m, 12,8m, 15m, 21,5m, e-Trol.
  • 2023: começa a operar na nova unidade industrial no km 16 da Via Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).

Foto: Divulgação Eletra