“Maiores profissionais de educação do Brasil estarão reunidos em Santo André”, diz Cicote
Educação

“Maiores profissionais de educação do Brasil estarão reunidos em Santo André”, diz Cicote

Santo André promoverá, de terça (12) a sábado (16) de março, o 1° Congresso de Educação. O evento será gratuito e contará com 192 palestras distribuídas em 12 polos, com mais de 29 mil vagas disponíveis em todo município.  As inscrições estão disponíveis pelo link https://portais.santoandre.sp.gov.br/congressoeducacao/ O secretário de Educação de Santo André, Almir Cicote, falou com exclusividade à Folha, sobre o evento. Confira.

Folha do ABC- Como surgiu a ideia de organizar o Congresso?

Almir Cicote- Na secretaria, temos a cultura de realizar reuniões constantes para identificar as demandas e pontos de melhoria em nossa gestão. Esta abordagem nos ajudou a, em pouco mais de um ano, já sermos reconhecidos como uma das cidades com o maior índice de alfabetização em todo o Estado e também a melhorar a qualidade da educação em todo o nosso sistema de ensino, incentivando nossos alunos tanto na prática esportiva quanto a participarem de congressos nacionais como a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

No entanto, sempre dá para melhorar, por isso pensamos em uma forma de trazer os maiores profissionais de educação do Brasil em diversas áreas para oferecer o que há de mais moderno e capacitar ainda mais nossos professores.

Folha- Qual o objetivo do evento?

Cicote- Nosso objetivo é a melhora do sistema de ensino como um todo, preparando nossa cidade e entregando ferramentas para que nossos profissionais tenham um padrão de excelência igual às maiores cidades do Brasil. O caminho é longo e sabemos disso, mas toda caminhada começa com o primeiro passo. Entregando eventos como esse de maneira constante, criando canais de diálogo e acompanhando os índices educacionais de cada aluno, temos certeza de que em pouco tempo Santo André será uma das cidades com a melhor educação pública de nossa região.

Folha- Quais serão os destaques do Congresso no que tange às instituições de ensino participantes e profissionais de renome?

Cicote- Este é um evento que visa envolver. Vivemos em uma sociedade conectada e tenho certeza, em todos esses anos na administração pública, de que ninguém faz nada sozinho. Quanto mais pessoas envolvidas e mais opiniões diversas, temos mais possibilidades de atingir o melhor resultado.

Nesse congresso, convidamos instituições filantrópicas de nossa região, além de faculdades particulares e públicas, que desde o primeiro momento se envolveram nesta missão. Todos os palestrantes são importantes e figuras de destaque em suas áreas, mas para não correr o risco de não citar todos, mencionarei, em nome de todos, o nome de Fátima Freire Dowbor, uma das filhas do nosso querido educador Paulo Freire.

Folha- Na avaliação do sr., quais os principais desafios e soluções para a Educação?

Cicote- A educação é um tema que une a sociedade. Ela forma cidadãos, define o futuro e nos ajuda a construir uma sociedade melhor. Somente através dela conseguiremos ter um país mais justo e digno. Os desafios são imensos e diários, mas ao mesmo tempo a solução passa pela união, pelo diálogo e por uma construção conjunta em prol desse futuro comum.