Mais um
Política

Mais um

O senador Renan Calheiros (PMDB) recebeu o sétimo inquérito, na segunda (14), autorizado pelo Supremo Tribunal Federal, no âmbito da Operação Lava Jato. O relatório está com o ministro Teori Zavascki, responsável pela Lava Jato STF. O senador será investigado por suposta atuação em corrupção passiva, crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos ou valores e foi citado pelo delator Carlos Alexandre de Souza Rocha, conhecido como “Ceará”, por supostamente receber propina. Esse senador é “mestre” em receber inquérito e, até agora, não perdeu o mandato.

Pesquisa
Uma pesquisa do Datafolha mostra que 68% são a favor do impeachment a presidente Dilma Rousseff. Os que votaram contra o impedimento são atualmente 27% (antes eram 33% no levantamento anterior). Assim, o apoio ao afastamento aumenta em todos os segmentos pesquisados. A reprovação ao governo votou ao patamar recorde de 69% avaliam a gestão como ruim ou péssima.

Amigos
O vice Michel Temer e o senador José Serra (PSDB) residem no mesmo bairro em São Paulo, Alto de Pinheiros. Dias atrás, um deputado perguntou ao vice se estava conversando sobre o futuro governo com Serra, nome considerado favorito para o Ministério da Fazenda, na hipótese do impeachment da presidente Dilma. Temer deu a volta no deputado, no melhor estilo peemedebista: “o Serra é meu vizinho, a gente de 15 em 15 dias se encontra”. Por outro lado dizem que “não há como negar que as propostas e a montagem de um governo Temer se encontram em estágio avançado”.

Jogada
Meios políticos de Santo André comentam, reservadamente, que há uma combinação entre dois candidatos a prefeito da cidade. Os nomes não foram citados, mas não serão publicados. No entanto, os dois candidatos a prefeito trabalham individualmente suas candidaturas, porém o alvo da batalha é um ex-prefeito. A jogada, se existe, será o trabalho de prejudicar a votação de um candidato a prefeito (alvo), na expectativa de reduzir a votação. Será?

Vereadores
Os partidos políticos no ABC, mesmo os que vão lançar candidato a prefeito e os que não vão, nesta altura do campeonato estão atrás de candidatos a vereador. Cada partido precisa conseguir o dobro do número atual de vereadores, o que não é fácil. Para isso, os dirigentes partidários saem em busca de candidatos a vereador por tudo quanto é santo. O não preenchimento pode prejudicar os vereadores mais votados que podem não conseguir atingir o quociente eleitoral (total dos votos para vereadores divididos por número de cadeira de vereadores na Câmara).

“Exército mirim”
O prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), está montando um “exército mirim” para combater a dengue na cidade para lutar contra o mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. Serão 35 mil alunos da rede municipal de ensino, sendo 3 mil da Eja (Educação de Jovens e Adultos). O início está marcado para junho.

Confirmado
O pré-candidato a prefeito de Santo André, Paulinho Serra (PSDB), recebeu em Santo André, na semana que passou, o presidente estadual do PSDB, PedroTobias. Na ocasião, foi confirmado que Paulinho é o único candidato a prefeito em Santo André, nas eleições deste ano. Tobias disse que: “sem dúvida, ele é o nosso candidato. Sem previas e por contentamento unânime do PSDB. Paulino é bastante preparado e tem um histórico limpo”.

Na TV
Dois pré-candidatos a prefeito, um de São Bernardo e outro de São Caetano, participaram de uma entrevista na TV Mais, localizada em Santo André, no sábado (19). O apresentador do programa “Personalidade Mais” é o deputado Orlando Morando, pré-candidato a prefeito de São Bernardo, e o convidado foi o vereador Fabio Palácio, também candidato a prefeito de São Caetano. Durante meia hora, os dois políticos, como são do mesmo ramo, se entenderam muito bem. Os programas são aos sábados, às 21h, e aos domingos às 13h30.

Mudou
As mudanças de partidos foram aproveitadas pela janela de troca, que terminou na sexta (18). O vereador Rafael Demarchi deixou o PSD e filiou-se no PRB, que irá apoiar o deputado Alex Manente (PPS) para prefeito de São Bernardo na eleição de outubro deste ano. Na eleição de 2012, Rafael, que obteve na ocasião 5.469 votos, estava apoiando o PT. Alex também conseguiu mais dois apoios para o PRB: vereador Bispo João Batista, que teve 4.413 votos, e o presidente da OAB de São Bernardo, Luís Ricardo Davanzo, que pode ser o vice na chapa de Alex.

Eleição
A eleição em São Caetano tem uma novidade entre os candidatos a prefeito. Fora os tradicionais pré-candidatos a prefeito na eleição de outubro próximo, que o eleitorado esclarecido votou até agora, surge a candidatura o vereador Fabio Palácio, que teve um bom trabalho na Câmara, e que começa ser encorpada com adesões de eleitores. No churrasco em comemoração aos seus 38 anos, Fabio foi surpreendido com a presença que superou mais de mil pessoas que foram cumprimentá-lo.

Desmonte
Meios políticos de São Caetano revelam que está sendo desmontada a equipe que iria trabalhar para um candidato a prefeito, que estava com o time montado. Porém, o eleitorado esclarecido procura uma outra candidatura que faça com a cidade se recupere das falhas administrativas. Isso posto, a novidade é que uns membros de um partido político está para mudar para Santo André para trabalhar para a candidatura do ex-prefeito Aidan Ravin. A conferir.