“Mãos”
Opiniao

“Mãos”

As mãos estão sempre à nossa frente para qualquer ofício do dia-a-dia. Quem de nós não se lembra  “ter esquecido” algum dia a mão ou um dos dedos  na porta quando criança, numa traquinagem, ou num movimento  qualquer, ou mesmo quando adulto? Procópio Ferreira, teatrólogo e ator,  imortalizou-se  em  “Monólogo das Mãos”: –
Para que servem as mãos?  As mãos servem para pedir, prometer, chamar, ameaçar, suplicar, exigir, orar, acariciar, recusar, comandar, teimar, escrever, trabalhar, humilhar, benzer, perdoar, desafiar, aplaudir, acusar  .
A mão serve para o herói empunhar a espada, e o carrasco, a corda. Com as mãos, o agricultor semeia, e o anarquista incendeia.
Com as mãos, atira-se um beijo ou uma pedra, uma flor ou uma granada, uma esmola ou uma bomba. As mãos fazem o salva-vidas e os canhões. A mão aberta, acariciando, mostra a bondade; fechada e levantada, mostra a força e o poder. O aperto de duas mãos pode ser a mais sincera confissão de amor.
O noivo para casar-se, pede a mão de sua amada”. Rosely Sales, poetisa, em “Mãos de Mãe”:- … mãos desgastadas, mãos prostradas, em oração; mãos unidas afastam brigas, amassam pão; mãos calorosas, mãos fervorosas, de mãe, elas são. Carlos Drummond de Andrade em “Mãos Dadas”:-… o presente é tão grande, não nos afastemos. Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.
Fernando Pessoa,  em “As tuas mãos terminam em segredo”:- …as tuas mãos terminam em segredo, os teus olhos são negros e macios.
Aquele cidadão chegou “com uma mão na frente e outra atrás”.  Veio sem um tostão; só com a roupa do corpo.
O cidadão  deu a  “mão à palmatória”. Reconheceu o erro. E o  “mão de vaca”?  Cumprimenta até com a mão fechada. Pão duro. “Guenta a mão” que eu já venho!
Admirável senhora, tem “mãos de fada”. Habilidosa nos trabalhos manuais. “Mãos à obra”, todos em frente, que esse trabalho vai dar muita ” mão de obra ” (trabalho difícil ).
” Mão dupla “, ( ir e vir ). “Levantemos as mãos ao céu” em agradecimento. Aquela apresentação de piano a ” quatro mãos “, mereceu aplausos.
Foi uma situação em que ele ficou de  ” mãos atadas “. Quer ” ler a mão ” ? Saber seu futuro?
“…. E no fim da vida, quando os olhos se fecham e o coração para, são as mãos, ainda brancas de cera, que continuam na morte as funções da vida “.