Menores de 14 anos não devem ter smartphones, diz especialista alemã
Opiniao

Menores de 14 anos não devem ter smartphones, diz especialista alemã

Vou tratar de um tema polêmico sobre o qual haverá muitas opiniões favoráveis, mas, também, muita gente contrária. É sobre o uso de celulares por crianças.
Uma especialista alemã em psicologia infantil e conselheira do governo alemão, Julia von Weiler, afirma que os pais não deveriam permitir que seus filhos menores de 14 usem smartphones. O maior perigo, diz a especialista, é expor as crianças a imagens de sex explícito.
Julia von Weiler, que preside uma organização sem fins lucrativos denominada Inocência em Perigo, que divulga orientação educacional sobre o uso da Internet e trabalha para evitar o abuso sexual de crianças on-line, considera a proposta equivalente a outras restrições aconselhadas às crianças, com base jurídica.
“Os criminosos e as vítimas são pessoas cada vez mais jovens”, disse Weiler, que integra o conselho consultivo da Comissão Federal para Abusos do governo da Alemanha. “Da mesma forma como protegemos as crianças do álcool e das drogas, devemos também protegê-las dos riscos da exposição precoce aos smartphones”, afirmou ela a jornais do grupo de mídia Funke. “E enquanto os smartphones e seus aplicativos não forem seguros para as crianças, devemos proibi-los para os menores de 14 anos”, completa.
Já o comissário do governo federal para o tema, Johannes-Wilhelm Rörig, avalia que a introdução de uma idade mínima seria “possivelmente uma solução rápida e supostamente simples”, mas que não resolveria o problema da falta de proteção na internet. Ele disse estar aberto para discutir a restrição por idade, mas também sugeriu a criação de uma “habilitação digital” para as crianças, que, segundo afirma, poderia ser tão eficiente quanto aulas de trânsito ou de natação.
Agora a minha opinião sobre essa restrição. Acho que ela é quase impraticável na atualidade em que a maioria esmagadora de crianças já usa apaixonadamente seus celulares. Uma medida possível para evitar o acesso a sites pornográficos será o bloqueio de seus endereços.