Minhas lembranças de Santo André
Opiniao

Minhas lembranças de Santo André

05/04/14

Entre as muitas e doces lembranças que tenho de Santo André, por residir e trabalhar no município há 51 anos, são dos veículos que trafegavam pela rua Cel. Oliveira Lima,  dos transtornos da velha porteira da estrada de ferro.
Dos cinemas, Tamoio, Carlos Gomes e Tangará que chegou a ter um público de 1200 pessoas em um só dia. Das festas juninas no Rhodia, dos bailes de formatura, no Moinho São Jorge e 1º de Maio.
A Prefeitura era uma pequena  construção na praça IV Centenário, lembro das tecelagens, dos lanifícios, da casa Weigand, e da Loja Sedanossa. Os tradicionais eventos do clube Aramaçan, da Farmácia do Sr. Quinto, das Comapis (antigos armazéns).
Das olarias das famílias Pedrão e Ortega, são muitas as recordações, muitos foram os imigrantes que aqui se aportaram e ajudaram no desenvolvimento da cidade.
Entre as ilustres personalidades políticas,  recordo do ilustre e saudoso Sr. Afonso Maria Zanei, único vereador eleito por 5 mandatos entre os anos 1952 e 1983, foi também deputado, e prefeito interino, farmacêutico e presidente do clube Aramaçan entre os anos 1956 e 1965.
Ajudou a formar a Sociedade Amigos do Livro, que daria origem a Biblioteca Pública de Santo André,  um legado memorável para os andreenses. Foi um poço de bondade, humilde, coração generoso e de moral ímpar.
Não permitiu que a ilusão do poder temporário e da vaidade tomasse de assalto o seu coração. Nossas homenagens póstumas a ele.
Com a Revolução e sem recursos do Governo Federal o município deixou de realizar obras importantíssimas, muitas foram as conquistas, ainda há enormes desafios a vencer. Que o Exmo. Prefeito Carlos Grana, e os ilustres vereadores assim como os secretários possam cumprir seus mandatos, deixando um legado, onde as praças sejam amplas de alegria e esperança em dias melhores de se viver.
As ruas com árvores frondosas com muitos frutos de fraternidade, escolas onde o  ensino e a cultura seja de melhor qualidade, tornando nossos jovens cidadãos com alto sentimento de dever cívico, educados para viver em sociedade, cuja responsabilidade é dos pais também.
Que em todos os recantos, possamos andar sem medo do homem, e viver em paz… A peregrinação em busca do atendimento médico continua presente, grande e triste… E que este sentimento não arranhe a dignidade humana. Que ao terminarem seus mandatos  a sociedade andreense possa sentir saudades boas… de todos.
A arte e a ciência política deve ser cujas linhas partidárias alimente as idéias de justiça social, de benefício coletivo, fazendo-se líder do seu povo. Todos tem a oportunidade de escrever páginas imortais no livro do município ou da nossa pátria.
Nossos parabéns a todos que contribuíram pela sua grandeza e pelo o que ele representa no nosso país e no cenário internacional.
Aos amigos e clientes por estes 51 anos de convivência, e os estreitos laços de amizade construído por essas 5 décadas de contribuição ao meu querido Santo André, e a este semanário que me dá essa preciosa oportunidade.
Um abraço carinhoso a todos.

Lelis Rodrigues Silva é farmacêutico da Drogaria Jardim Bom Pastor – email: Leliz.apsem-pre@yahoo.com.br