Moeda Pet distribui 8,5 toneladas de ração em 2023
Cidades

Moeda Pet distribui 8,5 toneladas de ração em 2023

O Moeda Pet, programa da Prefeitura de Santo André que troca garrafas plásticas por alimento para cães e gatos, distribuiu 8,5 toneladas de ração em 2023. O número considera as ações realizadas mensalmente em formato drive-thru no Parque Central e também as trocas feitas de maneira conjunta com o Moeda Verde em comunidades da cidade.

No ano passado, o programa recebeu aproximadamente 170 mil garrafas plásticas, que foram encaminhadas para reciclagem. Além de proporcionar alimentação de qualidade para cães e gatos, o programa contribui para reduzir o lixo jogado no Aterro Municipal, orienta os munícipes sobre a educação ambiental e beneficia famílias de baixa renda e entidades assistenciais voltadas à causa animal.

“Desde a criação em dezembro de 2019, o Moeda Pet já contribuiu para a retirada de mais de 345 mil materiais recicláveis que iriam para o aterro sanitário da cidade, estariam jogadas pelos rios e mares, entupindo bueiros e causando desastres ecológicos. E conseguiu beneficiar cerca de 5,2 mil andreenses com a distribuição de 17 toneladas de ração para os pets”, comemora o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

Os munícipes levam um quilo de garrafas plásticas e recebem um quilo de ração para cães e gatos. Cada quilo de resíduos equivale a 20 garrafas PET de dois litros, 26 de um litro ou 36 de 600 ml.

A próxima edição drive-thru do Moeda Pet será realizada no dia 27 de janeiro, no horário habitual das 9h às 13h, no Parque Central, que fica a Rua José Bonifácio, s/n, na Vila Assunção.