Momento da pausa
Opiniao

Momento da pausa

É chegado um momento de parar, silenciar, pausar, aliás a pausa faz parte da música, de olhar para o que mora dentro de nós, de valorizar o que nos é invisível aos olhos. Assim como algo que não vemos nos faz ficar em casa, há sentimentos que mesmo com portas e janelas fechadas transportam oceanos e continentes.
Nesses momentos de pausa, os nossos pensamentos tornam-se ações, essas ações tornam-se hábitos e esse hábitos tornam-se o nosso caráter e consequentemente ele vai marcar o nosso destino. O verdadeiro cidadão é aquele que independente do papel que ele exerça na sociedade, mas de acordo com o seu conhecimento, sua educação, seu caráter, sua formação e a sua capacidade de informar os outros, ele pode sim alterar os rumos de toda uma nação.
Como já diriam os sábios, agora é a hora de valorizar os momentos mais simples, para desfrutar da felicidade, pois ela está muito mais próxima de nós do que imaginamos.  É verdade que os bens materiais trazem para nós todos conforto, mas não quer dizer que o exagero deles nos traga mais conforto. A felicidade de cada um de nós está na nossa essência em conhecer o que é realmente importante para a nossa vida.     
Estar em casa também é olhar para a sua casa interior e curtir momentos consigo, descobrir o que gostamos e o que nos faz bem. Já parou para pensar que quase não prestamos atenção em nós?
O isolamento não quer dizer que estejamos sós, estamos nos conhecendo, o conhecimento liberta o homem de qualquer limitação até mesmo de sua própria ignorância, Só o conhecimento e a educação faz com que sejamos melhores para nós mesmos e para os outros a nossa volta.  Refletir sobre a nossa educação, sobre quem somos é fundamental nesse momento para que não criemos pânico e no lugar tenhamos hábitos de noção de higiene, de trato com as pessoas e de solidariedade.
Em relação a economia devemos prestigiar os pequenos empreendedores, porque as grandes empresas tem caixa para sobreviver a essa crise. E nossos pequenos amigos autônomos, que batem de porta em porta, necessitam desse dinheiro para manter suas famílias.  
Olhe ao redor, pense reflita e analise a posição dos nossos governantes. Ouvir todas as opiniões que surgem a cada segundo dos veículos de comunicação é importante, porém é fundamental que cada um de nós antes de reproduzi-las faça a sua própria pesquisa.
Hoje, o  acesso aos dados é muito mais democrático e possível. Nem sempre os nossos ídolos populares e governantes populistas estão com mais informações do que você mesmo. Acredite em você, pesquise sobre o tema. O mundo da realidade tem os seus parâmetros, fundamentos estatísticos e portanto os seus limites. Já o mundo da imaginação e fantasia não tem fronteiras.
Deixe o egoísmo, o preconceito e suas verdades absolutas de lado, esteja aberto para o novo. Lembre-se que acima de tudo, temos que ter consciência que somos nós os grandes agentes transformadores. Para darmos as mãos novamente é preciso abrir nossos corações e consciência, mas sem pânico, pois assim como as horas passam esse momento também vai passar. O mundo é a nossa casa e as pessoas que nele vivem são a nossa família.