Morando participa do Encontro Nacional do PSDB em Brasília
Política

Morando participa do Encontro Nacional do PSDB em Brasília

O deputado estadual Orlando Morando (PSDB), e prefeito eleito de São Bernardo, participou, nesta sexta (25), do Encontro Nacional de Prefeitos Eleitos do PSDB, realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília. Também marcaram presença os demais prefeitos tucanos do ABC, Paulo Serra (Santo André), José Auricchio (São Caetano) e Gabriel Maranhão (Rio Grande da Serra).

Durante o encontro foram discutidos diversos temas essenciais à gestão das futuras prefeituras tucanas, como a responsabilidade fiscal, a gestão de políticas sociais, sustentabilidade e governança.

INVESTIMENTOS- Morando chegou em Brasília, na quinta (24), e esteve em diversos Ministérios para viabilizar soluções e investimentos para a cidade.

O prefeito eleito esteve no Ministério da Cultura para discutir o projeto do Museu do Trabalhador com o ministro Roberto Freire. Houve aceno por parte do ministro de apoio a sua proposta de transformar o Museu do Trabalhador em Fábrica de Cultura, programa do governo do Estado de São Paulo. “Vamos procurar o Ministério Público, pois há várias ações tramitando que questionam o projeto (do museu). Depois faremos as análises de alternativas sobre a possibilidade de mudança”, destacou.

Morando também se reuniu com o presidente dos Correios, Guilherme Campos. “Vamos destravar o Centro de Logística dos Correios, que terá 50 mil metros quadrados e vai gerar 900 empregos. Campos se comprometeu em ver o local. As conversas avançaram”, destacou o deputado.

O prefeito eleito também esteve com o Ministro de Cidades, Bruno Araújo e falou sobre alternativas para destravar as obras da Linha 18-Bronze do Metrô (Djalma Dutra-Tamanduateí), que ligará a região à Capital. “Há uma disponibilidade de avançar nessa discussão. O ministro (Araújo) já conversou com o diretores do Consórcio Vem ABC (licitada para tocar as obras) para a definição de uma formatação de financiamento. Existe conversa avançada no sentido de contrair empréstimo em banco brasileiro para financiar as desapropriações”, relatou Morando. Ele admitiu, entretanto, que não há prazo para que essa discussão avance.

Outro assunto muito abordado no Ministério de Cidades foi a conclusão das obras paradas, principalmente o Projeto Drenar. “Tivemos uma sinalização positiva de que a União tem “boa vontade” em ajudar na conclusão das obras, tanto o Projeto Drenar quanto os corredores de ônibus”, explicou o prefeito.

Morando também reuniu-se com com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes (PSDB-SP), e pleiteou auxílio para a aquisição de viaturas e equipamentos para a GCM (Guarda Civil Municipal). “Os armamentos (dos guardas) estão defasados”, frisou o prefeito eleito.

Fechando a agenda, o tucano se reuniu com parlamentares. “Fiz vários contatos em busca de emendas para São Bernardo. O deputado Carlos Sampaio (PSDB) se comprometeu a enviar R$ 850 mil para infraestrutura. Posso afirmar que a visita (a Brasília) foi muito produtiva”, concluiu.