Mudança em velocidade exponencial
ARY SILVEIRA BUENO

Mudança em velocidade exponencial

As mudanças, as transformações, entre elas a digital, as constantes e velozes revoluções tecnológicas, tem exigido das pessoas, social e profissionalmente, atualizações e adaptações sem precedentes.
Mais do que nunca, o propósito, a missão de vida, o legado que se quer e possa ser construído, exige da Pessoa atenção especial e permanente às mudanças. Para isso, entre tantos desafios, é exigido da Pessoa junto com a gestão das mudanças, o estabelecimento muito assertivo do Foco a ser seguido. Nada Fácil para este grande Desafio, quanto as muitas adaptações, mas como contrapartida, também ótima Oportunidade para quem melhor trabalhar com os impactos das mudanças e se valer dela, para crescimento pessoal e profissional.
No Ecossistema Brasil 5.0 do Instituto MicroPower, temos trabalhado as seis habilidades: Agil Mindset, Mudanças, Conflitos, Cultura, Autodesenvolvimento e Encaminhamento Social, com cursos rápidos, gravados e Online; muito oportunos.
Reproduzo texto de Conselheiros Consultivos do Brasil 5.0, para o Fundamento / Habilidade: Gestão de Mudanças, com a Curadoria do Professor Phd Pedro Martins, CEO da PM Hub.
“Vivemos na era exponencial, onde as organizações inovadoras e disruptivas crescem 10 vezes mais, e 10 vezes mais rápido do que as organizações tradicionais.
Estas organizações caracterizam-se por terem negócios escaláveis baseados na gestão de informação, estrutura organizacional orgânica, enxuta e empoderada e processos operacionais flexíveis, resultantes da transformação digital.
A transformação das organizações tradicionais em exponenciais e a implementação de uma cultura de inovação e transformação digital, exige uma gestão de mudança robusta e assertiva.
O primeiro passo dessa gestão da mudança é criar um propósito massivo transformador (PTM), a partir da transformação de cada pessoa, porque a transformação das organizações resulta do conjunto da transformação das pessoas, e esse propósito é a própria empregabilidade das pessoas e a competitividade e sobrevivência das organizações na era exponencial.
Podemos definir o processo da gestão da mudança para organizações exponenciais, em 6 grandes passos:
1 – Definir os objetivos – O que precisamos mudar e porque mudar?
2 – Identificar os benefícios e as resistências – Quem e o que será beneficiado com essa mudança, e quem e por que poderá resistir a essa mudança?
3 – Definir a estratégia de comunicação – Transparência e uma comunicação efetiva são essenciais para o engajamento de todos;
4 – Desenvolver as competências e habilidades – os novos modelos organizacionais, modelos de gestão e de negócios, e os novos processos exigem novas competências comportamentais e habilidades técnicas, que precisam ser desenvolvidas;
5 – Disponibilizar os canais de apoio ao processo de mudança – coaching, política de portas abertas, etc. que permitam o esclarecimento ou aconselhamento pessoal de todos os envolvidos no processo de mudança, sempre que necessário;
6 – Avaliar o processo de mudança – As etapas do processo de mudança foram realizadas conforme planejado? Os objetivos foram atingidos? Os impactos foram os esperados?
Estes 6 grandes passos de um processo de mudança se aplicam não só a mudanças transformacionais, mas também a mudanças incrementais (quando se agrega valor a algo já existente), mudanças evolucionárias (quando se traça novas metas mais ambiciosas), ou mudanças disruptivas (onde fazemos transformações radicais e totalmente inovadoras).
Conheça a Academia Brasil 5.0 e o curso dos Profs. Simone Pittner e Bernardo Sampaio: Mudanças em Velocidade Exponencial.
Visite: https://www.brasil50.org.br/capa-citacao/cursos/mudanca/