Museu Casa de Portinari realiza Semana de Portinari
Cultura & Lazer

Museu Casa de Portinari realiza Semana de Portinari

O Museu Casa de Portinari, instituição do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, realiza, até domingo (28) de agosto, em parceria com a Prefeitura de Brodowski (SP), a 47ª Semana de Portinari. Repleto de atrações, o evento também vai celebrar o aniversário da cidade que completa 109 anos em 22 de agosto. A programação terá pintura mural coletiva, exposições, músicas, concursos, oficinas, feiras, contações de histórias, rodas de conversa e muito mais.

A agenda começou no sábado (13), com a “Galeria a Céu Aberto”. Cerca de 40 artistas participaram de uma pintura mural coletiva na Escola Professora Elza Leite da Costa, no bairro Cohab II, em Brodowski.

Outro destaque é a “Exposição Coletiva de Artes Plásticas”, que convida diversos artistas plásticos a mostrarem suas produções, incentivando o exercício e a descoberta de novos talentos. Também é oportunidade para o contato do público com as mais variadas técnicas e estilos artísticos.

Na segunda (15), às 9h, a Secretaria Municipal de Turismo de Brodowski e o Conselho Municipal de Turismo, promovem a abertura oficial da “Trilha do Vale”. O percurso de 2 km, que contempla a Estrada da Barra e a rua Pedro Segato, é um convite aos que gostam de cuidar da saúde com caminhada, corrida ou ciclismo.

A biblioteca escolar Jornalista Almeida Pinto, recém reestruturada, estará aberta à visitação na terça (16) e na quarta (17), das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Na quarta (17), às 18h, a museóloga e diretora-executiva da ACAM Portinari, Angélica Fabbri, ministra palestra alusiva ao Dia do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto, abordando o legado, desafios e especificidades de um Museu Casa.

Segundo Cristiane Patrici, gerente do Museu Casa de Portinari, “Além de tradicional e extremamente importante para Brodowski e região, a Semana de Portinari é uma festa de expressão plástica. Do olhar, da emoção, do prazer, dos sentidos da arte que potencializam o ser humano na sua mais pura e infinita essência”, finaliza.