Não há manual
Opiniao

Não há manual

Há pais que permitem que seus filhos façam o que quiserem. Mas será que isso é bom ou ruim? Quando os pais são permissivo, é porque querem construir uma relação harmoniosa com as crianças – e uma maneira de atingir essa meta é falar um ‘sim’ para tudo que fazem.Isso seria certo ou errado. A verdade é que não há manual.

Conheci um irlandês que morou aqui no Brasil durante 1 ano na casa de uma família. Ele retrata que os pais brasileiros têm dificuldade de dizer ‘não’ aos filhos – ‘parece que é uma coisa cultural’ – era a frase dele.

A impressão dele foi que as preocupações aqui são muitas: Ter uma casa, ter saneamento básico, ter esgoto tratado, ter creche para as crianças, ter comida dentro da casa, e principalmente fazer com que a receita seja maior que a despesa.Na Irlanda não existem esses concernimentos! E ainda tem que ter a preocupação de cuidar dos filhos? Então é mais fácil dizer ‘Sim’! – foi a conclusão que esse estrangeiro chegou. Ele percebeu que os pais deixam os filhos muito livres, fazendo o que bem entendem.

Mas deve-se ter cuidado, pois crianças que fazem o que quer tendem a serem teimosas, desobedientes e arrogantes. Por outro lado deixar os filhos à solta é uma ótima maneira de eles mesmos perceberam o que é bom ou ruim.

Quando o homem vira pai, muda um pouco. Mas quando a mulher vira mãe, muda muito. A responsabilidade maior, por um questão de seio matrimonial, cai nas costas da mãe com mais peso. Sempre que eu tenho um tempo atento-me a passar algum tipo de sabedoria aos meus filhos. Há 15 anos que sou pai e percebo que devo andar numa corda bamba entre o autoritarismo e a sensibilidade, carregando o peso de ser exigente.

Não há regras, pois filhos não vêm com cartilhas e os pais não recebem nenhum manual na maternidade. Ainda bem! Assim, os pais podem falar ‘não’ quando bem entenderem, e também falar ‘sim’ quando acharem conveniente.

Para resumir, os bons pais sabem que devemos deixar um mundo melhor para as novas gerações e, ao mesmo tempo, criar filhos melhores para que possamos viver num mundo de amor e paz.

 É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais. Coelho Neto, escritor (1864 – 1934).