NASA e SpaceX investigam paraquedas de naves
Opiniao

NASA e SpaceX investigam paraquedas de naves

A NASA e a SpaceX estão novamente investigando os paraquedas que ajudam a pousar a espaçonave que a empresa usa para transportar carga e tripulação de e para a Estação Espacial Internacional, depois que um dos paraquedas abriu lentamente após uma missão recente.
Em novembro, um dos quatro paraquedas de uma espaçonave Dragon levando uma tripulação de volta à Terra levou mais tempo para inflar do que os outros três. O problema aconteceu novamente no mês passado, disse a NASA na sexta-feira, com uma versão da espaçonave projetada para transportar carga e suprimentos para a estação. Em cada caso, um pára-quedas atrasou cerca de um minuto.
A questão não representa perigo para os astronautas que estão agora na estação espacial e programados para retornar em abril, disseram a NASA e a SpaceX. O sistema também foi projetado para pousar com segurança se apenas três dos paraquedas forem acionados. Mas eles disseram que querem fazer tudo o que puderem para garantir que o sistema seja o mais seguro e robusto possível.
“Vamos voltar e verificar novamente para ver se podemos entender mais alguns dos detalhes de como essas naves operam e funcionam”, disse Bill Gerstenmaier, vice-presidente de confiabilidade de construção e voo da SpaceX. “Mas não é uma preocupação de segurança. Não é um problema para a tripulação. Não há modificações necessárias em órbita. Este é mais um exercício de aprendizado de como podemos melhorar nosso entendimento de projeto e engenharia da operação de paraquedas.”
A investigação foi relatada pela primeira vez pela SpaceNews. Gerstenmaier disse que se você não visse o paraquedas demorar um pouco para inflar depois dos outros, e estivesse apenas olhando os dados de descida, você não saberia que ele estava atrasado em relação aos outros.
“Então, o sistema está funcionando corretamente”, disse ele. “Mas mesmo que o sistema esteja operando corretamente, não estamos satisfeitos com isso. Vamos continuar procurando e ver se podemos entender melhor como o sistema realmente opera e entender onde estão as fraquezas do sistema para que possamos ter um sistema mais seguro para as equipes avançarem.”
Após o retorno do Crew-2, as autoridades disseram que inspecionaram minuciosamente os chutes e não encontraram nenhum problema. Eles disseram que a taxa de descida da cápsula estava dentro das margens de segurança. Quando a cápsula de carga retornou no mês passado, a taxa de descida também estava boa, disseram autoridades.
A NASA e a SpaceX acreditam que o atraso no quarto pára-quedas ocorre porque os outros essencialmente o expulsam, “e às vezes ele luta para inflar”, disse Steve Stich, gerente do programa de tripulação comercial da NASA. Stich disse ainda que isso também aconteceu em outras missões de carga, mas não soube dizer quantas.
“É interessante para nós que vimos isso em missões consecutivas”, disse ele. “Então, estamos aproveitando o tempo extra para continuar analisando o sistema.” A próxima missão de voo espacial humano da SpaceX , Crew-4, está prevista para meados de abril e o retorno da Crew-3 está previsto para o final desse mês.