Nestlé inicia produção de leite orgânico no Brasil
Negócios

Nestlé inicia produção de leite orgânico no Brasil

Atenta ao mercado orgânico e na busca cada vez maior dos consumidores por alimentos naturais, livres de conservantes e agrotóxicos, a empresa suíça Nestlé decidiu fomentar a produção de leite orgânico no Brasil. A empresa deu início à produção em sua fábrica localizada em Araraquara, interior de São Paulo. Cerca de um ano atrás iniciou uma busca a fim de encontrar interessados em produzir matéria prima de maneira sustentável, sem utilização de adubos químicos ou agrotóxicos na produção do alimento do gado leiteiro e, que utilizem medicamentos homeopáticos ou fitoterápicos no cuidados dos animais.

Cerca de 50 produtores de leite da região se interessaram, mas apenas 11 foram contratados nesta fase inicial do projeto. Grande parte dos interessados não tinha como se readequar à produção orgânica. Os onze contratados já possuem selo de produção orgânica e fornecem 6 mil litros de leite por dia para à fábrica da Nestlé em Araraquara. A expectativa é aumentar o número de fornecedores e alcançar 20 mil a 30 mil litros por dia, no primeiro semestre de 2019. Caso a meta seja alcançada, “a produção brasileira de leite orgânico, estimada hoje em 20 mil a 30 mil litros por dia em todo o país, irá praticamente dobrar”, afirma Taissara Martins, agrônoma responsável pelo desenvolvimento de fornecedores da Nestlé.

 O grande plano da empresa é lançar um leite UHT orgânico. Diante das dificuldades financeiras dos produtores em se remodelar para atender ao mercado orgânico, a Nestlé busca dar estímulos para os pecuaristas.  A empresa auxilia na compra de ração orgânica, contata fornecedores de grãos orgânicos para oferecer melhores preços aos produtores e subsidia a assistência técnica aos produtores.