NHK é a primeira emissora a transmitir programas em TV 8K
Opiniao

NHK é a primeira emissora a transmitir programas em TV 8K

Os leitores já conhecem a TV de alta definição ou HD que, praticamente, já está disponível em todo o Brasil. As imagens de HD são formadas por linhas horizontais de 2.000 pixels ou pontos de iluminação. Essa TV é conhecida pelo nome de TV 2K.
Depois da 2K, surgiu a TV 4K, cujas imagens são formadas por linhas horizontais de 4.000 pixels. Suas imagens são ainda mais belas do que as da alta definição 2K.
Depois da TV 4K surgiu a TV 8K, com imagens formadas por 8.000 pixels. O grande desafio para a TV 8K era a impossibilidade de transmissão pelos canais tradicionais de telecomunicações. Só as transmissões via satélite podem transmitir sinais com tanta informação. Além disso, não existiam receptores de  8K no mercado.
TV 8K já é realidade no Japão
Como já dissemos aqui, a partir do 1º de dezembro, o Japão passou a ser o primeiro e único país do mundo da transmitir programas de TV com imagens de super alta definição 8K. A NHK, TV estatal japonesa, e outras emissoras de TV daquele país, começaram a transmitir via satélite programas tanto programas de TV 4K, quanto de 8K ou UHDTV – Ultra High Definition TV.  
O conteúdo 4K foi oferecido em 17 canais. Já a NHK por enquanto é única emissora a transmitir programas em TV 8K.
O governo japonês tem estimulado os serviços 4K e 8K a tempo para registrar e transmitir as Olimpíadas e Paraolimpíadas de Tóquio em 2020, apesar de uma quantidade limitada de conteúdo estar disponível nesse padrão 8K. na resolução mais alta e os telespectadores precisarem pelo menos de uma TV com capacidade 4K para assisti-lo. Alguns televisores preparados para 4K não são capazes de receber sinais 4K sozinhos e os proprietários precisam adquirir um receptor. Para assistir a 8K e algumas das transmissões de 4K, os espectadores também precisam de uma antena parabólica dedicada. A resolução 4K com 4.000 pixels horizontais tem quatro vezes mais pixels que uma imagem de alta definição completa e 8K tem 16 vezes mais, mas apenas um punhado de fabricantes atualmente vende TVs de 8K e eles são caros.
A Sharp Corp. começou a vender suas TVs de 8K com receptores embutidos em novembro, com o menor modelo de tela de 60 polegadas custando ¥ 750.000 antes dos impostos. Alguns varejistas intensificaram a comercialização de TVs 4K e 8K, esperando que a demanda aumentasse gradualmente à medida que as Olimpíadas se aproximassem.
Um homem de 58 anos que visita uma loja de eletrônicos em Tóquio disse depois de assistir a uma TV 8K em exibição: “Eu vi pela primeira vez. As imagens são nítidas e vivas e diferentes das da minha TV”. “Mas não faz sentido comprar uma TV cara quando não há programas que eu quero assistir (em resolução de 8K). Não tenho pressa em colocar minhas mãos nisso “, acrescentou.