No ABC, Etecs superam média estadual da rede particular
Educação

No ABC, Etecs superam média estadual da rede particular

 As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), do Centro Paula Souza (CPS) localizadas nos municípios do ABC, se destacaram no Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Alunos das Etecs em Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema superaram a média estadual da rede particular nas matérias Português, Matemática e Ciências, em prova aplicada em novembro de 2022. As boas notas foram alcançadas por alunos das Etecs Júlio de Mesquita, em Santo André, Lauro Gomes, em São Bernardo, Jorge Street, em São Caetano, e Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Diadema. Em todas as unidades técnicas, as notas foram superiores à média estadual das escolas da rede particular. Ao todo, no Estado, mais de 27 mil alunos de 219 Etecs foram avaliados.

   O Saresp é aplicado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com a finalidade de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista. De acordo com o Sistema, a maioria dos estudantes das Etecs avaliados tem nível de proficiência considerado suficiente para o Ensino Médio, sendo que 90,1% estão nos níveis básico, adequado ou avançado em língua portuguesa, 80,6% em matemática e 81,7% em ciências da natureza.

   Educação contrata agentes no ABC – A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai contratar 456 agentes de organização escolar (AOE) pelas Diretorias de Ensino da região do ABC. Na Diretoria de Ensino de Diadema são 77 vagas, em Mauá, 97, em Santo André 124 e, em São Bernardo, 158. Em todo o estado, serão 7.771 vagas. O salário inicial é de R$ 1.320,00 e a carga horária é de 40 horas semanais. As Diretorias de Ensino irão publicar os editais do processo seletivo nos próximos dias e serão responsáveis pela aplicação das provas, resultados e classificação final.